A inserção de empresas de baixa tecnologia (lowtech’s) nas cadeias globais de valor: o caso das empresas têxteis da região de Americana (SP).
DOI:
https://doi.org/10.47283/244670492022100274Resumo
As transformações pelas quais têm passado a produção e comercialização mundial de produtos a partir da década de 1990 têm desencadeado um intenso processo de globalização, com o estabelecimento de redes globais interdependentes de relações produtivas e comerciais em diferentes países do mundo. Nos processos produtivos essa maior globalização e necessidade de redução de custos de produção têm elevado à fragmentação de etapas em âmbito global, com a criação de cadeias globais de produção controlada pelos agentes que a compõem, e que passam a impor condições para a inserção das empresas nestas cadeias. É a partir desse quadro que tem origem a presente pesquisa: qual tem sido a forma de inserção das empresas classificadas como low-tech’s (têxtil, calçados, artigos de borracha, alimentos, etc.), nas cadeias globais de valor? Com o intuito de responder a tal questão, o trabalho tem por objetivo analisar a forma de inserção e o relacionamento de tais empresas, tendo como objeto de pesquisa as empresas têxteis da região de Americana (SP) que estão inseridas nas cadeias globais de valor dos segmentos têxtil e vestuário mundial. A pesquisa utilizou como metodologia um estudo de casos múltiplos, sendo pesquisadas 4 empresas têxteis da região que estão inseridas em cadeias globais de valor, sendo que os resultados obtidos mostram que as empresas pesquisadas se inseriram nas cadeias globais com ganhos de escala produtiva e de competitividade.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A “Revista Tecnológica da Fatec de Americana” é uma publicação semestral digital de responsabilidade da “Faculdade de Tecnologia de Americana”, “Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza”, com a publicação de trabalhos de caráter interdisciplinar realizados pelas comunidades discente, docente e pesquisadores internos e bem como por pesquisadores externos.
The “Revista Tecnológica da Fatec Americana” is a biannual digital publication, under “Faculdade de Tecnologia de Americana” responsability, from “Centro Estadual de Educação
Tecnológica Paula Souza”, which encompasses interdisciplinary papers submitted by students, professors and researches of the community as well as external researches.
La “Revista Tecnológica da Fatec Americana” es una publicación digital semestral de responsabilidad de esa “Faculdade de Tecnologia de Americana”, “Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza”, cuyo objetivo es publicar trabajos de carácter interdisciplinario realizados tanto por el profesorado, por el alunnado e investigadores internos, como por investigadores externos.
É permitido a reprodução parcial desde que citado a fonte.
Partial reproduction is permitted if the source is cited.
Su reproducción parcial está permitida siempre e cuando se mencione la fuente.
Políticas editoriais: Leia em www.fatec.edu.br/revista/politicas
Editorial Politics: Read in www.fatec.edu.br/revista/politicas
Sítio: www.fatec.edu.br/revista
Site: www.fatec.edu.br/revista