A inserção de empresas de baixa tecnologia (lowtech’s) nas cadeias globais de valor: o caso das empresas têxteis da região de Americana (SP).

Autores

  • Marcos de Carvalho Dias Faculdade de Tecnologia de Americana - Curso de Tecnologia em Logística

DOI:

https://doi.org/10.47283/244670492022100274

Resumo

 

As transformações pelas quais têm passado a produção e comercialização mundial de produtos a partir da década de 1990 têm desencadeado um intenso processo de globalização, com o estabelecimento de redes globais interdependentes de relações produtivas e comerciais em diferentes países do mundo. Nos processos produtivos essa maior globalização e necessidade de redução de custos de produção têm elevado à fragmentação de etapas em âmbito global, com a criação de cadeias globais de produção controlada pelos agentes que a compõem, e que passam a impor condições para a inserção das empresas nestas cadeias. É a partir desse quadro que tem origem a presente pesquisa: qual tem sido a forma de inserção das empresas classificadas como low-tech’s (têxtil, calçados, artigos de borracha, alimentos, etc.), nas cadeias globais de valor? Com o intuito de responder a tal questão, o trabalho tem por objetivo analisar a forma de inserção e o relacionamento de tais empresas, tendo como objeto de pesquisa as empresas têxteis da região de Americana (SP) que estão inseridas nas cadeias globais de valor dos segmentos têxtil e vestuário mundial.  A pesquisa utilizou como metodologia um estudo de casos múltiplos, sendo pesquisadas 4 empresas têxteis da região que estão inseridas em cadeias globais de valor, sendo que os resultados obtidos mostram que as empresas pesquisadas se inseriram nas cadeias globais com ganhos de escala produtiva e de competitividade.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Marcos de Carvalho Dias, Faculdade de Tecnologia de Americana - Curso de Tecnologia em Logística

    Prof. Dr. Marcos de Carvalho Dias

    Possui graduação em Ciências Econômicas pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1995), Mestrado pelo Departamento de Política Científica e Tecnológica da Universidade Estadual de Campinas- Unicamp (1999) e doutorado no Departamento de Engenharia de Produção da Universidade Federal de São Carlos - UFSCar (2011). Atualmente é professor titular (Assistente II) da disciplina de Economia para o curso de Logística e pesquisador em regime integral na Fatec/Americana. Atuou como professor titular da disciplina de Introdução à Economia para diversos cursos na Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), na Faculdade de Americana (FAM) e na
    Universidade Salesiana de Americana (Unisal), e como professor substituto da disciplina de Introdução à Economia para os cursos de Geografia e Engenharia Ambiental da Universidade Estadual Paulista (Unesp), campus Rio Claro.

    Contato: marcos.dias@fatec.sp.gov.br

    Fonte: Fonte: CNPQ – Curriculo Lates

Downloads

Publicado

2023-05-04

Como Citar

A inserção de empresas de baixa tecnologia (lowtech’s) nas cadeias globais de valor: o caso das empresas têxteis da região de Americana (SP). Revista Tecnológica da Fatec de Americana, [S. l.], v. 10, n. 02, 2023. DOI: 10.47283/244670492022100274. Disponível em: https://fatec.edu.br/revista/index.php/RTecFatecAM/article/view/348. Acesso em: 22 dez. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 > >>