Identificação de arranjos produtivos locais a partir de medidas de localização: o caso da região têxtil de Americana/SP

Authors

  • Marcos de Carvalho Dias Faculdade de Tecnologia de Americana - Curso de Tecnologia em Logística

Abstract

O tema Arranjos Produtivos Locais (APLs) tem sido amplamente discutido e estudado por vários autores, dada a sua grande importância para as condições políticas, econômicas e sociais da região. Vários autores apresentam regiões como sendo um APL, porém, sem uma metodologia específica que os comprove como tal. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho é comprovar, a partir de uma metodologia econométrica específica, a suposta existência de um APL têxtil na região de Americana. Parte-se, primeiramente, de uma revisão bibliográfica sobre o conceito de APL, e sua posição dentro do enfoque regional, seguindo da descrição das características da região têxtil de Americana. Em seguida é feita a aplicação da metodologia, a partir de dados sobre emprego naregião, visando classificar a região como um APL. A partir de classificações estabelecidas pela metodologia adotada, a análise dos resultados mostra que a região se caracteriza como um APL têxtil, confirmando assim as características observadas na região.Palavras-chave: Arranjos Produtivos Locais; Região de Americana; Indústria Têxtil. 

Author Biography

Marcos de Carvalho Dias, Faculdade de Tecnologia de Americana - Curso de Tecnologia em Logística

Prof. Dr. Marcos de Carvalho DiasPossui graduação em Ciências Econômicas pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1995), Mestrado pelo Departamento de Política Científica e Tecnológica da Universidade Estadual de Campinas- Unicamp (1999) e doutorado no Departamento de Engenharia de Produção da Universidade Federal de São Carlos - UFSCar (2011). Atualmente é professor titular (Assistente II) da disciplina de Economia para o curso de Logística e pesquisador em regime integral na Fatec/Americana. Atuou como professor titular da disciplina de Introdução à Economia para diversos cursos na Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), na Faculdade de Americana (FAM) e na Universidade Salesiana de Americana (Unisal), e como professor substituto da disciplina de Introdução à Economia para os cursos de Geografia e Engenharia Ambiental da Universidade Estadual Paulista (Unesp), campus Rio Claro.Contato: marcos.dias@fatec.sp.gov.brFonte: CNPQ – Curriculo Lates

References

DIAS, Marcos de Carvalho. Identificação de arranjos produtivos locais a partir de medidas de localização: o caso da região têxtil de Americana/SP. Revista Tecnológica da Fatec Americana, Americana. v.2, n.1, p.95-104, mar./set. 2014. Disponível em: http://www.fatec.edu.br/revista_ojs/index.php/RTecFatecAM/article/view/13. Acesso em 20 de maio de 2016.

Published

2016-05-10