Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.

Diretrizes para Autores

Os trabalhos deverão ser editados conforme instruções a seguir:

Aspectos geraias do texto

O arquivo deve conter o texto integral, sem identificação do(s) autor(es), sendo permitido o máximo de 5 (cinco) co-autores. Deve ter entre 12 e 20 páginas, incluindo documento ccomplementar e referências.

Margem
Deve-se utilizar a margem moderada: superior e inferior de 2,54 cm; esquerda e direita de 1,91 cm.

Título
O título deve ser centralizado, redigido em negrito, com fonte Arial, tamanho 14 e apresentado nas três línguas: português, inglês e espanhol.

Autoria
O(s) nome(s) do(s) autor(es) deve(m) estar em ordem direta e com indicação de responsabilidade (orientador ou coautor), fonte Arial, tamanho 10, negrito e alinhado à direita. Subentende-se que, caso não haja indicação de responsabilidade, no qual mais de uma autoria, todos tem a mesma valorização.

Resumo
Os artigos submetidos devem apresentar resumos no formato informativo, conforme NBR 6028:2003. Restringindo-se de 100 a 250 palavras, o resumo deve ser redigido com fonte Arial, tamanho 10, sem deslocamento na primeira linha e em dois idiomas: português e inglês (abstract). Os resumos e abstracts devem apresentar de 3 a 5 palavras-chave nos dois idiomas indicados anteriormente. Espaço entre linhas: simples.
Texto Redigido com fonte Arial, tamanho 10, justificado, espaçamento simples e primeira linha com 1,25 cm.

Espacejamento
· entre linhas e entre parágrafos é simples;
· parágrafos justificados;
· estrutura de parágrafos iniciar sempre o parágrafo com uma tabulação para indicar o início (apor um recuo no começo do trabalho);
· os títulos das seções deve ser separados do texto que os sucede por um espaço;
· os títulos das subseções devem ser separados do texto que os precede e que os sucede por um espaço;
· as notas de rodapé devem ser digitadas dentro das margens, ficando separadas do texto por um espaço simples entre linhas e por um filete de 3cm. a partir da margem esquerda; e,
· as referências bibliográficas têm espaços simples e duplo entre si.

Citação
Para a elaboração das citações, seguir as orientações da NBR 10520:2002.
Sugere-se que todas as chamadas pelo sobrenome do autor ou instituição responsável devem atender ao formato “autor, ano, página”.
No caso de citações diretas com mais de três linhas, utilizar recuo de 2 cm, fonte Arial, tamanho 9 e espaçamento simples.

Seções e subseções
Serão admitidos dois níveis de seção: primária e secundária. Devem ser alinhadas à esquerda, com fonte Arial, tamanho 10 e em negrito.
As seções: numeração progressiva do corpo do texto deve ser apresentada de acordo com a NBR 6024, ou seja:
· SEÇÃO PRIMÁRIA: 1 - em letras maiúscula ou caixa alta
· Seção secundária: 1.1 - em letras minúsculas ou caixa baixa
· Seção secundária: 1.2

Ilustrações
Qualquer que seja o tipo de ilustração, sua identificação aparece na parte superior, precedida da palavra designativa (desenho, esquema, fluxograma, fotografia, gráfico, mapa, organograma, planta, quadro, retrato, figura, imagem, entre outros), seguida de seu número de ordem de ocorrência no texto, em algarismos arábicos, travessão e do respectivo título.
Após a ilustração, na parte inferior, indicar a fonte consultada (elemento obrigatório, mesmo que seja produção do próprio autor), legenda, notas e outras informações necessárias à sua
compreensão (se houver). A ilustração deve ser citada no texto e inserida o mais próximo possível do trecho a que se refere. (NBR 14724/2011)
Devem incluir apenas os dados imprescindíveis e não repetir informações já descritas. A resolução deverá ser maior que 300 dpi, com extensão “jpg”.
Seguir a NBR 14724:2011. Enviar também em arquivo separado somente as imagens.

Tabelas
Tabela é um arranjo sistemático de dados numéricos dispostos de forma (colunas e linhas) para fins de comparação. A apresentação em formas de tabela deve expor os dados de
modo fácil e que deixe a leitura mais rápida.
Devem ser citadas no texto, inseridas o mais próximo possível do trecho a que se referem e padronizadas conforme o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Assim como as ilustrações, devem incluir apenas dados imprescindíveis, evitando-se tabelas muito longas. Enviar também em arquivo separado somente as tabelas.

Abreviaturas e siglas
A primeira vez que forem citadas, as abreviaturas e siglas deverão ser registradas por extenso e a seguir a abreviatura entre parênteses.

Palavras em outros idiomas
As palavras em outros idiomas deverão ser grafadas em itálico.

Referências bibliográficas
Devem ser ordenadas alfabeticamente e normatizadas de acordo com a NBR 6023:2002. As referências devem ser redigidas utilizando fonte Arial, tamanho 10, alinhada à esquerda.

Normas a consultar:
· ABNT NBR 6022:2003
· ABNT NBR 6023:2002
· ABNT NBR 6024:2003
· ABNT NBR 6028:2003
· ABNT NBR 10520:2002
· ABNT NBR 2676:1992
· IBGE. Norma de apresentação tabular.
Os arquivos eletrônicos .doc e .jpg devem ser enviados para e-mail: revista@fatec.edu.br em anexo e no corpo do texto do e-mail a justificativa do autor para a publicação do artigo.

Com vistas a manter o padrão culto da língua a revista se reserva o direito de efetuar, após alterações já sugeridas, outras de ordem normativa, ortográfica e gramatical.

As provas finais não serão enviadas aos autores.

Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da REVISTA TECNOLÓGICA DA Fatec AMERICANA, ficando sua reimpressão total ou parcial, sujeita à autorização expressa da Editoria Científica.

As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.

Sistema de Publicação Eletrônica da Revista Tecnológica da Fatec Americana

Artigos

Política padrão de seção

Artigos do II Fórum Acadêmico de Estudos Lúdicos

O II Fórum Acadêmico de Estudos Lúdicos (FAEL) foi realizado no período de 17 a 18 de outubro de 2015 na Fatec Americana, com debates sobre estudos e projetos nas áreas de Jogos Digitais e afins.

Política de Privacidade

Política de Privacidade

Os nomes e endereços físicos ou eletrônicos, bem como contatos telefônicos, dos autores com artigos submetidos à Revista Tecnológica da Fatec Americana serão usados
exclusivamente a serviços desta publicação, e não serão disponibilizados a terceiros.