Planejamento e desenvolvimento de serious games para educação
DOI:
https://doi.org/10.47283/244670492021090259Resumo
A utilização de tecnologias, como ferramenta acessória no processo ensino-aprendizagem, está cada vez mais presente e diversificada no ambiente das escolas. Se por um lado, tais tecnologias auxiliam o professor nos processos de elaboração e condução das aulas mediante o uso de equipamentos de multimeios e a apresentação de conteúdos disponíveis em mídias digitais, por outro lado, tem-se que tais recursos tecnológicos podem representar um desafio estimulador para as crianças nessa fase de construção e desenvolvimento do conhecimento dentro do ambiente escolar. As brincadeiras e jogos estão presentes no mundo infantil como forma natural de prazer e aprendizado. Não obstante, as crianças precisam dos jogos como meio de equilíbrio entre ela e o mundo, além do mais os jogos trazem a ludicidade que é primordial ao seu desenvolvimento. As crianças são fortemente atraídas por brincadeiras e jogos, em específico aqueles disponíveis em meios eletrônicos e digitais, fato este que torna tais recursos uma possível ferramenta potencializadora dos resultados relacionados ao processo ensino-aprendizagem. Assim, o presente projeto visa ao desenvolvimento de um jogo digital que possa servir de ferramenta facilitadora no processo ensino-aprendizagem, trazendo em si elementos que estejam de acordo com os normativos educacionais, tais como a Base Nacional Comum Curricular e o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, bem como servir de módulo de integração com os sistemas de controle acadêmico existentes.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A “Revista Tecnológica da Fatec de Americana” é uma publicação semestral digital de responsabilidade da “Faculdade de Tecnologia de Americana”, “Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza”, com a publicação de trabalhos de caráter interdisciplinar realizados pelas comunidades discente, docente e pesquisadores internos e bem como por pesquisadores externos.
The “Revista Tecnológica da Fatec Americana” is a biannual digital publication, under “Faculdade de Tecnologia de Americana” responsability, from “Centro Estadual de Educação
Tecnológica Paula Souza”, which encompasses interdisciplinary papers submitted by students, professors and researches of the community as well as external researches.
La “Revista Tecnológica da Fatec Americana” es una publicación digital semestral de responsabilidad de esa “Faculdade de Tecnologia de Americana”, “Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza”, cuyo objetivo es publicar trabajos de carácter interdisciplinario realizados tanto por el profesorado, por el alunnado e investigadores internos, como por investigadores externos.
É permitido a reprodução parcial desde que citado a fonte.
Partial reproduction is permitted if the source is cited.
Su reproducción parcial está permitida siempre e cuando se mencione la fuente.
Políticas editoriais: Leia em www.fatec.edu.br/revista/politicas
Editorial Politics: Read in www.fatec.edu.br/revista/politicas
Sítio: www.fatec.edu.br/revista
Site: www.fatec.edu.br/revista