DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR: O IMPACTO DA INSTRUMENTALIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO REMOTO SOBRE AS PRÁTICAS DOS DOCENTES.
DOI:
https://doi.org/10.47283/244670492022100121Resumen
A educação remota, por vezes, ultrapassa a educação na modalidade EAD, uma vez que por serem
aulas síncronas, além das preocupações com a participação dos alunos, existe também a
preocupação com questões da área técnica, como compartilhamento de tela, uso de vídeos, e
várias outras técnicas que o docente utiliza em suas aulas. No cenário atual, houve uma
necessidade urgente de aprender a lidar com ferramentas on line, e mesmo àqueles que já
possuem alguma bagagem tecnológica, tiveram que buscar aprimorar seus conhecimentos,
especialmente quanto no que diz respeito às ações educacionais. Assim, o presente trabalho tem
por objetivo discutir, que muito além dos problemas relacionados à infraestrutura, a
implementação de novas ferramentas tecnológicas de forma rápida, emergencial devido à
pandemia, fez emergir a necessidade de preparação dos professores e gestores de escola, para o
uso dessas ferramentas. De fato, devido a urgência de uma pandemia, foram poucos os docentes
e alunos que tiveram treinamento para o uso dessa ferramenta, e justamente por isso, buscaram
meios de conhecê-la diante da implementação desta em diversas instituições de ensino.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
A “Revista Tecnológica da Fatec de Americana” é uma publicação semestral digital de responsabilidade da “Faculdade de Tecnologia de Americana”, “Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza”, com a publicação de trabalhos de caráter interdisciplinar realizados pelas comunidades discente, docente e pesquisadores internos e bem como por pesquisadores externos.
The “Revista Tecnológica da Fatec Americana” is a biannual digital publication, under “Faculdade de Tecnologia de Americana” responsability, from “Centro Estadual de Educação
Tecnológica Paula Souza”, which encompasses interdisciplinary papers submitted by students, professors and researches of the community as well as external researches.
La “Revista Tecnológica da Fatec Americana” es una publicación digital semestral de responsabilidad de esa “Faculdade de Tecnologia de Americana”, “Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza”, cuyo objetivo es publicar trabajos de carácter interdisciplinario realizados tanto por el profesorado, por el alunnado e investigadores internos, como por investigadores externos.
É permitido a reprodução parcial desde que citado a fonte.
Partial reproduction is permitted if the source is cited.
Su reproducción parcial está permitida siempre e cuando se mencione la fuente.
Políticas editoriais: Leia em www.fatec.edu.br/revista/politicas
Editorial Politics: Read in www.fatec.edu.br/revista/politicas
Sítio: www.fatec.edu.br/revista
Site: www.fatec.edu.br/revista