DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR: O IMPACTO DA INSTRUMENTALIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO REMOTO SOBRE AS PRÁTICAS DOS DOCENTES.

Autores

  • Fabiola da Rocha Unisal

DOI:

https://doi.org/10.47283/244670492022100121

Resumo

A educação remota, por vezes, ultrapassa a educação na modalidade EAD, uma vez que por serem aulas síncronas, além das preocupações com a participação dos alunos, existe também a preocupação com questões da área técnica, como compartilhamento de tela, uso de vídeos, e várias outras técnicas que o docente utiliza em suas aulas. No cenário atual, houve uma necessidade urgente de aprender a lidar com ferramentas on line, e mesmo àqueles que já possuem alguma bagagem tecnológica, tiveram que buscar aprimorar seus conhecimentos, especialmente quanto no que diz respeito às ações educacionais. Assim, o presente trabalho tem por objetivo discutir, que muito além dos problemas relacionados à infraestrutura, a implementação de novas ferramentas tecnológicas de forma rápida, emergencial devido à pandemia, fez emergir a necessidade de preparação dos professores e gestores de escola, para o uso dessas ferramentas. De fato, devido a urgência de uma pandemia, foram poucos os docentes e alunos que tiveram treinamento para o uso dessa ferramenta, e justamente por isso, buscaram meios de conhecê-la diante da implementação desta em diversas instituições de ensino.

Downloads

Publicado

2022-09-14