SEYMOUR PAPERT, COMPUTADORES E EDUCAÇÃO: UMA REVISÃO RETROSPECTIVA E PROPOSITIVA.

Autores

  • Renato Kraide Soffner Faculdade de Tecnologia de Americana - Curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas

DOI:

https://doi.org/10.47283/244670492022100101

Resumo

É conduzida uma revisão da obra de Seymour Papert, com o objetivo de comparar suas proposições originais com o contexto verificado hoje. Tal retrospectiva vai além da mera citação de ideias, pois tenta inferir sobre a efetividade de tudo o que foi proposto por Papert nos primórdios da realidade dos computadores pessoais de amplo acesso para o público geral. O método utilizado é o da pesquisa bibliográfica, realizada a partir de fontes primárias e secundárias representativas do trabalho de Papert. Justifica-se este trabalho pela importância conferida ao papel dos computadores nos processos educativos, cerne do trabalho de Papert. Verificou-se que a visão inicial do autor era, sem dúvida, caracterizada por fundamentos sólidos de fundo pedagógico e de inovação educativa, mas acabou prejudicada por uma confusão entre meios e fins do papel da tecnologia digital aplicada à educação, bem como pelo baixo entendimento de sua proposta metodológica e epistemológica pelos educadores interessados em seu trabalho.

Biografia do Autor

  • Renato Kraide Soffner, Faculdade de Tecnologia de Americana - Curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas

    Prof. Dr. Renato Kraide Soffner

    Professor Pleno II da FATEC (Centro Paula Souza) e Professor Doutor do Centro Universitário Salesiano de São Paulo (UNISAL). Atua no Mestrado Acadêmico em Educação do UNISAL, nos Grupos de Pesquisa HIPE (Análise histórica da práxis educativa nas experiências sociocomunitárias e institucionais) e CAIPE (A intervenção educativa sociocomunitária: linguagem, intersubjetividade e práxis), e projeto de pesquisa em Tecnologias Sociais e Práticas Educativas. Bacharel em Engenharia pela USP, Mestre em Máquinas (Pesquisa Operacional) pela USP, e Doutor em Educação (Tecnologia Educacional) pela UNICAMP. Tem estágio de Pós-Doutorado no MIT - Massachusetts Institute of Technology, na área de Tecnologia Educacional. Especialista em Negócios pela FGV-EAESP, e Especialista em Ciência da Computação pela Escola de Engenharia da Fundação Municipal de Ensino de Piracicaba. Atua nas áreas de Tecnologia Educacional, Educação a Distância, Computação, Sistemas de Informação, Administração, e Educação. Já foi gerente de pesquisa & desenvolvimento do Grupo COSAN, gerente de tecnologia aplicada da Fundação Getulio Vargas de São Paulo, e gerente de programa acadêmico da Microsoft Brasil. Experiência docente na FATEC, FGV-EAESP, ESPM, PUCC, UNIMEP e UNISAL.

    Contato: rksoffner@uol.com.br

    Fonte: CNPQ – Curriculo Lates

Downloads

Publicado

2022-09-14