SEYMOUR PAPERT, COMPUTADORES E EDUCAÇÃO: UMA REVISÃO RETROSPECTIVA E PROPOSITIVA.
DOI:
https://doi.org/10.47283/244670492022100101Resumo
É conduzida uma revisão da obra de Seymour Papert, com o objetivo de comparar suas proposições originais com o contexto verificado hoje. Tal retrospectiva vai além da mera citação de ideias, pois tenta inferir sobre a efetividade de tudo o que foi proposto por Papert nos primórdios da realidade dos computadores pessoais de amplo acesso para o público geral. O método utilizado é o da pesquisa bibliográfica, realizada a partir de fontes primárias e secundárias representativas do trabalho de Papert. Justifica-se este trabalho pela importância conferida ao papel dos computadores nos processos educativos, cerne do trabalho de Papert. Verificou-se que a visão inicial do autor era, sem dúvida, caracterizada por fundamentos sólidos de fundo pedagógico e de inovação educativa, mas acabou prejudicada por uma confusão entre meios e fins do papel da tecnologia digital aplicada à educação, bem como pelo baixo entendimento de sua proposta metodológica e epistemológica pelos educadores interessados em seu trabalho.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A “Revista Tecnológica da Fatec de Americana” é uma publicação semestral digital de responsabilidade da “Faculdade de Tecnologia de Americana”, “Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza”, com a publicação de trabalhos de caráter interdisciplinar realizados pelas comunidades discente, docente e pesquisadores internos e bem como por pesquisadores externos.
The “Revista Tecnológica da Fatec Americana” is a biannual digital publication, under “Faculdade de Tecnologia de Americana” responsability, from “Centro Estadual de Educação
Tecnológica Paula Souza”, which encompasses interdisciplinary papers submitted by students, professors and researches of the community as well as external researches.
La “Revista Tecnológica da Fatec Americana” es una publicación digital semestral de responsabilidad de esa “Faculdade de Tecnologia de Americana”, “Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza”, cuyo objetivo es publicar trabajos de carácter interdisciplinario realizados tanto por el profesorado, por el alunnado e investigadores internos, como por investigadores externos.
É permitido a reprodução parcial desde que citado a fonte.
Partial reproduction is permitted if the source is cited.
Su reproducción parcial está permitida siempre e cuando se mencione la fuente.
Políticas editoriais: Leia em www.fatec.edu.br/revista/politicas
Editorial Politics: Read in www.fatec.edu.br/revista/politicas
Sítio: www.fatec.edu.br/revista
Site: www.fatec.edu.br/revista