Considerações ontológicas e epistemológicas da informação e do conhecimento
Resumo
Este artigo tem por objetivo trabalhar conceitualmente as definições de informação e conhecimento, dos pontos de vista ontológico e epistemológico, e delimitadas pelos interesses específicos da Educação. Utilizou-se o método da pesquisa bibliográfica, a partir do qual foi estabelecida conceituação pertinente com os objetivos da gestão da informação e do conhecimento. Como resultados, verifica-se que os termos
“gestão da informação” e “gestão do conhecimento” têm conotações diversas, sendo necessária análise epistemológica para que tal diferença seja estabelecida; também se conclui que o senso comum que acompanha os termos informação e conhecimento é considerável, o que atrapalha, em muito, o emprego dos mesmos nos círculos e trabalhos científicos, podendo mesmo gerar confusões metodológicas nas práticas de
gestão do conhecimento, como as que têm sido realizadas em organizações e instituições modernas. Conclui ainda que as dimensões ontológica e epistemológica do tema são fundamentais para seu bom entendimento, definição e aplicação, e merecem especial atenção daqueles que nele se inserem.
Palavras-chave: Informação. Conhecimento. Ontologia. Epistemologia. Educação.
Referências
SOFFNER, Renato Kraide, KIRSCH, Deise Becker. Considerações ontológicas e epistemológicas da informação e do conhecimento. Revista Tecnológica da Fatec Americana, Americana. v.2, n.2, p.1-6, set.2014/mar.2015. Disponível em: http://www.fatec.edu.br/revista_ojs/index.php/RTecFatecAM/article/view/26/34. Acesso em 20 de maio de 2016.
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