Considerações ontológicas e epistemológicas da informação e do conhecimento

Autores

  • Renato Kraide Soffner Faculdade de Tecnologia de Americana - Curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas
  • Deise Becker Kirsch Centro Universitário Salesiano de São Paulo (UNISAL) - Campus Maria Auxiliadora-Americana/SP.

Resumo

Este artigo tem por objetivo trabalhar conceitualmente as definições de informação e conhecimento, dos pontos de vista ontológico e epistemológico, e delimitadas pelos interesses específicos da Educação. Utilizou-se o método da pesquisa bibliográfica, a partir do qual foi estabelecida conceituação pertinente com os objetivos da gestão da informação e do conhecimento. Como resultados, verifica-se que os termos
“gestão da informação” e “gestão do conhecimento” têm conotações diversas, sendo necessária análise epistemológica para que tal diferença seja estabelecida; também se conclui que o senso comum que acompanha os termos informação e conhecimento é considerável, o que atrapalha, em muito, o emprego dos mesmos nos círculos e trabalhos científicos, podendo mesmo gerar confusões metodológicas nas práticas de
gestão do conhecimento, como as que têm sido realizadas em organizações e instituições modernas. Conclui ainda que as dimensões ontológica e epistemológica do tema são fundamentais para seu bom entendimento, definição e aplicação, e merecem especial atenção daqueles que nele se inserem.

Palavras-chave: Informação. Conhecimento. Ontologia. Epistemologia. Educação.

Biografia do Autor

  • Renato Kraide Soffner, Faculdade de Tecnologia de Americana - Curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas

    Prof. Dr. Renato Kraide Soffner

    Professor Pleno II da FATEC (Centro Paula Souza) e Professor Doutor do Centro Universitário Salesiano de São Paulo (UNISAL). Atua no Mestrado Acadêmico em Educação do UNISAL, nos Grupos de Pesquisa HIPE (Análise histórica da práxis educativa nas experiências sociocomunitárias e institucionais) e CAIPE (A intervenção educativa sociocomunitária: linguagem, intersubjetividade e práxis), e projeto de pesquisa em Tecnologias Sociais e Práticas Educativas. Bacharel em Engenharia pela USP, Mestre em Máquinas (Pesquisa Operacional) pela USP, e Doutor em Educação (Tecnologia Educacional) pela UNICAMP. Tem estágio de Pós-Doutorado no MIT - Massachusetts Institute of Technology, na área de Tecnologia Educacional. Especialista em Negócios pela FGV-EAESP, e Especialista em Ciência da Computação pela Escola de Engenharia da Fundação Municipal de Ensino de Piracicaba. Atua nas áreas de Tecnologia Educacional, Educação a Distância, Computação, Sistemas de Informação, Administração, e Educação. Já foi gerente de pesquisa & desenvolvimento do Grupo COSAN, gerente de tecnologia aplicada da Fundação Getulio Vargas de São Paulo, e gerente de programa acadêmico da Microsoft Brasil. Experiência docente na FATEC, FGV-EAESP, ESPM, PUCC, UNIMEP e UNISAL.

    Contato: rksoffner@uol.com.br

    Fonte: CNPQ – Curriculo Lattes

  • Deise Becker Kirsch, Centro Universitário Salesiano de São Paulo (UNISAL) - Campus Maria Auxiliadora-Americana/SP.

    Profa. Dr. Deise Becker Kirsch

    Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Santa Maria (2004). É Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria (2007), na linha de Formação, saberes e desenvolvimento profissional. Atuou como professora substituta da Universidade Federal de Santa Maria, no Departamento de Fundamentos da Educação, na disciplina de Psicologia da Educação (2007-2008). Concluiu o Curso de Doutorado em Educação em 2013, na linha de Formação de professores e outros agentes educacionais, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos. De 2008 a 2013 fez parte do Quadro Complementar de Oficiais da Aeronáutica, na especialidade de Pedagogia, trabalhando na Academia da Força Aérea Brasileira - AFA - Pirassununga/SP. Atualmente é bolsista do Programa Nacional de Pós-
    Doutorado (PNPD) da CAPES no Centro Universitário Salesiano de São Paulo (UNISAL) - Campus Maria Auxiliadora-Americana/SP.


    Contato: pnpd.capes@am.unisal

    Fonte: CNPQ – Curriculo Lates

Referências

SOFFNER, Renato Kraide, KIRSCH, Deise Becker. Considerações ontológicas e epistemológicas da informação e do conhecimento. Revista Tecnológica da Fatec Americana, Americana. v.2, n.2, p.1-6, set.2014/mar.2015. Disponível em: http://www.fatec.edu.br/revista_ojs/index.php/RTecFatecAM/article/view/26/34. Acesso em 20 de maio de 2016.

Downloads

Publicado

2016-05-11