MECÂNICA GENÉRICA DE JOGOS APLICADA EM DIFERENTES PLATAFORMAS.

Autores

  • Maurício Pacces Vicente FMU
  • Luiz Augusto Dinamarca Barna FMU
  • Lisiane Fachinetto FMU

Resumo

playing game ou em português: jogo de interpretação de papeis) tendo como base o sistema Dungeons and Dragons e suas diferentes aplicações tanto em jogos eletrônicos como em jogos de mesa. O objetivo da pesquisa é discutir a relação entre a experiência do jogador nos diferentes ambientes em que o jogo pode ser aplicado e quais seus efeitos. Para tal, iremos analisar como as características gerais se mantém, como mudam e o impacto de suas modificações e exclusões na mecânica com foco em jogos eletrônicos tendo nesse quesito o jogo NeverWinter nigths como foco de estudos.

Biografia do Autor

  • Maurício Pacces Vicente, FMU
    Graduando FMU
  • Luiz Augusto Dinamarca Barna, FMU
    Professor FMU
  • Lisiane Fachinetto, FMU
    Graduanda FMU

Referências

Cook, M. Dungeons & Dragons: Livro do jogador 3 edição Wizards of the coast, 2000;

Gygax, G, Advanced Dungeons and Dragons Players Handbook, 1978

Brauner G, Caldela L, Cassaro M, Saladino R, Svaldi G. Trevisan J. Tormenta RPG. Porto Alegre. Jambo, 2010. 301p

Cassaro M. Dicas de Mestre 1 edição. Trama, 2002;

Silva F .F. O que é d20 e OGL? – História do RPG, parte I. Rede RPG, 2004.

Parlett D., The Oxford History of Board Games,1999.

Salem Katia, Eric Zimmerman, 2004, Rules of play: game design fundamentals.

Huizinga Johann, Homo Ludens: A Study of the Play Element in Culture. 1955.

Trevisan J. Neverwinter Nigths, o primeiro RPG eletrônico que coloca na tela as emoções do jogo de mesa! Revista Dragão Brasil, vol.88, p13, 2002.

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Publicado

2016-11-16

Edição

Seção

Artigos do II Fórum Acadêmico de Estudos Lúdicos