ECONOMIAS LÚDICAS: o game design aliado ao estudo econômico no combate da hiperinflação em jogos online.

Autores

  • Lucas Trindade Raposo FMU

Resumo

A economia pode ser definida como o conjunto de atividades humanas que visam produção, distribuição e o consumo de bens e serviços, seja na nossa sociedade, seja em universos virtuais dentro de jogos multiplayer, onde jogadores realizam negociações entre si, gerando um mercado inerente ao universo em que os mesmos se encontram. O presente trabalho apresenta aspectos das economias virtuais sob o olhar do game design e através do estudo de alguns casos de jogos que se utilizam do game design para balancear suas economias, diferentes soluções para o problema de hiperinflação que emerge nos mundos virtuais, algo que, graças ao aumento da curva de progressão, afasta novos jogadores e gera problemas de equilíbrio dentre os jogadores mais antigos. Ao unir as ciências econômicas ao estudo do game design, podemos elaborar métodos muito mais efetivos de manter uma economia lúdica saudável e equilibrada sem afetar a experiência do jogador, tornando o jogo algo muito mais competitivo e prazeroso.

Biografia do Autor

  • Lucas Trindade Raposo, FMU
    Graduando FMU

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Publicado

2016-11-16

Edição

Seção

Artigos do II Fórum Acadêmico de Estudos Lúdicos