Cidades inteligentes e sustentáveis: análise de ferramentas para a prestação de serviços de saúde à população do município de Vitória (ES)

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.47283/244670492020080201

Resumen

Na atualidade, quando se pensa em desenvolvimento de cidades, a Tecnologia da Informação (TI) é um dos mecanismos utilizados para o alcance de estratégias inteligentes. Com isso, um serviço inovador na área de saúde torna-se necessário para o alcance de uma cidade inteligente. O objetivo da pesquisa foi verificar se a Prefeitura de Vitória do Estado do Espírito Santo (ES) utiliza ferramentas consideradas inteligentes para prestação de serviços à população, na área de saúde. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com a Subsecretária de Gestão, Planejamento e Comunicação, com a Secretária de Saúde e com o Subsecretário de Tecnologia da Informação. Tais setores foram articuladores da implementação da inovação em saúde. Além disso, foram realizadas pesquisas no sítio eletrônico da prefeitura para obtenção de dados e informações sobre as ferramentas que foram planejadas e implementadas por essa prefeitura. Realizou-se qualitativa e análise de conteúdo. Concluiu-se que a prefeitura utiliza ferramentas consideradas inteligentes (como o ‘Agendamento On-line’) e que, após a implementação dessas ferramentas, mudou significativamente o serviço prestado aos usuários do munícipio, tendo havido avanços na qualidade do mesmo. Essas ferramentas também trouxeram uma redução dos custos.

Biografía del autor/a

Glicia Vieira dos Santos, Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Desenvolvimento Sustentável (PPGES/CT/UFES)

Graduação em Administração (UFES, 1996), mestrado em Política Científica e Tecnológica (UNICAMP, 1999) e doutorado em Ciências Sociais (UNICAMP, 2005). Professora adjunta do Departamento de Administração da Universidade Federal do Espírito Santo (DADM/CCJE/UFES). Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Desenvolvimento Sustentável (PGES/UFES). Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Ciência, Tecnologia, Organizações e Inovação (GECITI/DADM/UFES). Editora Científica da RAE - Revista de Administração de Empresas (área de Gestão de Ciência, Tecnologia e Inovação). Editora Associada da G&R - Revista Gestão & Regionalidade. Editora de Área da Revista Gestão & Conexões (área de Política e Gestão de Ciência, Tecnologia e Inovação). Pesquisadora do Departamento de Política Científica e Tecnológica (DPCT/IG/UNICAMP) e do Laboratório de Gestão da Tecnologia e Inovação (LabGETI/DPCT/UNICAMP). Líder da área de "Temas Emergentes em Inovação" da Divisão Acadêmica GCT - Gestão de Ciência, Tecnologia e Inovação do EnANPAD e do Simpósio de Gestão da Inovação Tecnológica (biênio 2015-2016). Atua na área de Organizações, com ênfase em Gestão Estratégica da Inovação Tecnológica.

Publicado

2020-12-21