O PAPEL DAS VOZES NA CARACTERIZAÇÃO DE PERSONAGENS DO GÊNERO HIGH FANTASY EM JOGOS DIGITAIS

Autores/as

  • Pâmela Adami Martins Fatec Tatuí
  • Lucas Meneguette Fatec Tatuí

Resumen

Este trabalho tem o objetivo de discutir a influência das vozes na caracterização de personagens fantásticas. Para isso, estabelece um paralelo entre a aparência física de personagens, os estereótipos acústicos vocais apresentados por Sonnenschein (2001), os arquétipos de Vogler (1998) e os relaciona com o gênero high fantasy, utilizando como objeto de estudo o jogo The Elder Scrolls V: Skyrim  (2011).

Biografía del autor/a

Pâmela Adami Martins, Fatec Tatuí

Graduanda Fatec Tatuí

Lucas Meneguette, Fatec Tatuí

Graduando Fatec Tatuí

Citas

ALLEN, M. et al. Character Archetypes in High Fantasy Literature. In: YA Hotline, n.76, 2006. Disponível em:

<https://ojs.library.dal.ca/YAHS/issue/view/FANTASY >. Acesso em: 15 ago. 2015.

BATISTA, A. M. S.; GARCÍA, F. Dos Fantásticos ao Fantástico: um percurso por teorias do gênero. SOLETRAS, São Gonçalo: UERJ, n.10, p.107­115, 2005.

HOUAISS. Grande dicionário Houaiss da língua portuguesa. Disponível em: <http://houaiss.uol.com.br/>. Acesso em: 15 ago. 2015.

MICHAELIS. Michaelis Moderno Dicionário da Língua Portuguesa. Disponível em:

<http://michaelis.uol.com.br/moderno/portugues/index.php>. Acesso em: 15 ago. 2015 RODRIGUES, C. S. O fantástico. São Paulo: Editora Ática, 1988. 77p.

SONNENSCHEIN, D. Sound Design: the expressive power of music, voice and sound effects in cinema. EUA: Michael Wiese Productions, 2001. 250p.

STABLEFORD, D. The A to Z of Fantasy Literature. Scarecrow Press, EUA: Plymouth, 2005. TODOROV, T. Introduction a litterature fantastique. 1º. ed. França: Editions du Seuil, 1980. 96p.

VOGLER, C. A Jornada do Escritor ­ estruturas míticas para escritores. 2º. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1998. 301p.

The Elder Scrolls comunidade. Disponível em: <http://www.elderscrolls.com/community/>. Acesso em: 16 ago. 2015.

Publicado

2016-11-16

Número

Sección

Artigos do II Fórum Acadêmico de Estudos Lúdicos