Moda inclusiva: a necessidade da moda inclusiva no mundo hoje

Autores/as

  • Andréia Pereira Faculdade de Tecnologia de Americana - Curso de Tecnologia em Produção Têxtil
  • Maria Alice Ximenes Cruz Faculdade de Tecnologia de Americana - Curso de Tecnologia em Produção Têxtil

Resumen

O objetivo desta pesquisa é levantar subsídios para uma reflexão teórico-prática com intuito de contribuir para minimizar a problemática das necessidades especiais. Partindo da análise de algumas referências e enfatizando a problematização do estranhamento a que os Portadores de Necessidade Especiais (PNE) são submetidos quando julgados pela aparência. Como resultado deste projeto, apresentam-se formas de inclusão social pelo vestuário com trajes desenvolvidos com características de design universal social (que atenda a todos de forma igualitária). Foram estudados a possibilidade de adaptações na estrutura dos trajes e os cuidados com a estética, na tentativa de amenizar o impacto causado pelo olhar do outro, que tantas vezes
contribui para a exclusão social a que são submetidos. Vale salientar que esta pesquisa comporta certa dimensão prática, uma vez que levou-se em conta a produção de peças de vestuários fundamentados em modificações do suporte técnico da modelagem convencional aplicado na indústria do vestuário. A visão, também, que se levou em consideração foi com relação aos custos para proporcionar a todos acessibilidade para adquirir as peças.
Palavras-chave: Moda. Moda Inclusiva. Corpo. Modelagem.

Biografía del autor/a

  • Maria Alice Ximenes Cruz, Faculdade de Tecnologia de Americana - Curso de Tecnologia em Produção Têxtil

    Profa. Dr. Maria Alice Ximenes Cruz

    Doutora pelo Instituto de Artes da UNICAMP (2009) com o tema: "A saia motriz: Um percurso nos mistérios da vestimenta e da representatividade espanhola", orientador: Prof. Dr. Ernesto Giovanni Boccara. Mestrado em Artes Visuais pela Universidade Estadual de Campinas (2004) com o tema:" Corpo e roupa: território da existência e da cultura. Reflexões para o redesenho do
    corpo feminino no século XIX", orientador: Prof. Dr. Ernesto Giovanni Boccara. Graduada em Licenciatura Plena de Educação Artística pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1984). Atualmente é professora titular das disciplinas Design e Planejamento de Moda e História da Moda no Curso de Produção Têxtil e História da Moda I e História da Moda II no Curso Têxtil e Moda na Faculdade
    Estadual de Tecnologia- FATEC - Centro Paula Souza em Americana e na Graduação e Pós-graduação em Moda no Centro Universitário Salesiano de São Paulo- UNISAL (unidade Americana) ministrando disciplinas de História da Arte, História da Moda e Desenho de Observação. Professora na UNIARA em Araraquara na docência das disciplinas de Desenho de Observação e Design de Acessórios. Possui experiência na área de Moda, com ênfase em Pesquisa Histórica de Indumentária e Vestuário de Época. Trabalha também como Figurinista e Produtora de Moda. Vem atuando na área de Consultoria de Imagem Pessoal e Visagismo. Autora do livro Moda e Arte na reinvenção do corpo feminino no século XIX, pela Editora Estação das Letras e Cores (2009) e 2a Edição pelas Editoras Estação das Letras e Cores e Senac Rio. Autora do capitulo "A influência das bailarinas na Moda" do livro Diário de Pesquisadores organizado por Fausto Viana e Rosane Muniz pela Editora Estação das Letras e Cores. Ilustradora do livro para colorir "Entre Amigas", publicado pela Editora Estação das Letras e Cores (2015) e escreveu o capítulo "O perfume na Consultoria de
    Imagem Pessoal" do livro Cultura do Perfume. Cultura de Moda e outros acordes, organizado por Isabela Monken pela Editora UFJF (2015).

    Contato: ximenes.mariaalice@gmail.com

    Fonte: CNPQ – Curriculo Lattes

Referencias

PEREIRA, Andréia, CRUZ, Maria Alice Ximenes. Moda inclusiva: a necessidade da moda inclusiva no mundo hoje. Revista Tecnológica da Fatec Americana, Americana. v.4, n.1, p.125-150, mar./set. 2016. Disponível em: http://www.fatec.edu.br/revista_ojs/index.php/RTecFatecAM/article/view/67/76. Acesso em 23 de maio de 2016.

Publicado

2016-05-16