PERCEPÇÕES DA MULHER MÃE NO MERCADO DE TRABALHO

Autores/as

  • Helena Barbosa Dominici Pompermayer Fatec Americana

Resumen

O presente artigo estuda a mulher-mãe no mercado de trabalho e as suas percepções a respeito de variáveis do ambiente em que está inserida. A justificativa é devido a vivência pessoal da autora, uma representante dessa fatia de mulheres-mães inseridas no mercado de trabalho, e a necessidade de se registrar o novo processo do funcionamento da sociedade atual a respeito do tema e as dificuldades e as percepções dessas mulheres. Com o objetivo de apresentar os dados e pesquisas existentes sobre o tema, através da revisão bibliográfica e uma pesquisa de campo que atraiu uma amostra de 101 mulheres. O método de coleta possibilitou um tratamento qualitativo das respostas obtidas, permitindo uma análise profunda para se comparar com a literatura. A mulher ao longo da história da humanidade foi conquistando o seu espaço e direitos no mercado de trabalho, mas hoje o cenário ainda está em evolução e existem adaptações a serem feitas para receberem o novo formato de vida das pessoas e formação das famílias. De acordo com os resultados obtidos foram elaborados gráficos e analisadas as justificativas dadas pelas mulheres a respeito dos questionamentos. Os resultados foram diversificados e possibilitaram uma rica análise. As opiniões expressadas pelas mulheres parecem não ser enviesadas por fatores socioeconômicos. As justificativas evidenciam que os fatores culturais que influenciam suas percepções.

 

Publicado

2019-07-26