ESTUDO DOS FATORES MOTIVACIONAIS PRESENTES EM UMA EMPRESA DO RAMO DE ELETRÔNICO DE GARÇA- SP

Autores/as

  • Joana Carla Freitas Silva FACULDADE DE TECNOLOGIA DE GARÇA
  • Luana Maia Woida FACULDADE DE TECNOLOGIA DE GARÇA

Resumen

A motivação é considerada como um ciclo, no qual, a satisfação de indivíduos no âmbito laboral é decorrente de lacunas ou necessidades (LIMONGI-FRANÇA, 2008). Para alcançar a satisfação é necessário considerar uma abordagem ou teoria moderna sobre motivação, considerando que esta trata de um grupo de fatores internos e externos que quando associado a um objetivo torna-se capaz de conduzir o indivíduo ao desempenho necessário. O grupo de Teorias de Processo é explanado por Robbins, Judge e Sobral (2011), no qual o foco está em diversos fatores que interagem na organização, bem como estão sujeitos ao processamento cognitivo e avaliativo do indivíduo. Assim, cada indivíduo agirá ou sentirá de acordo com as necessidades distintas. O objetivo desse estudo foi identificar os fatores motivacionais que influenciam os funcionários de uma empresa do ramo eletroeletrônico da cidade de Garça- SP. Utilizou-se pesquisa descritiva e de campo, a aplicação a quarenta funcionários de um questionário estruturado em escala de Likert, cuja análise se fundamentou no ranking médio. Foram adotados procedimentos éticos de pesquisa pautados na Resolução 196/1996 do Conselho Nacional de Saúde, assegurando acesso ao sujeito as informações da pesquisa, bem como confidencialidade. Por fim, considera-se que foi comprovada a presença desses fatores motivacionais dentro da organização, alcançando o objetivo geral do trabalho. Além disso, provê à empresa informações importantes sobre quais são os fatores que motivam o comportamento das pessoas nesse ambiente, de forma que pode usar tais informações para aperfeiçoar o processo motivacional praticado.

 Palavras-Chave: Motivação. Fatores motivacionais. Satisfação.

Biografía del autor/a

  • Joana Carla Freitas Silva, FACULDADE DE TECNOLOGIA DE GARÇA

    Gestão Empresarial

     

Referencias

REFERÊNCIAS

ABINEE. Desempenho setorial. Disponível em: <http://www.abinee.org.br/abinee/decon/decon15.htm>. Acesso em: 22 mar. 2018.

ANDREAZZA, Luciana. Importância da Comunicação Interna nas Organizações: Rádio Peão, aliada ou inimiga? In Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação, XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Universidade de Caxias do Sul, UCS, RS Caxias do Sul, RS – 2 a 6 de setembro de 2010.

BATISTA, Andréa Clara. A Revolução da Comunicação Empresarial. Disponível em: <http://www.comunicacaoempresarial.com.br/comunicacaoempresarial/artigos/comunicacao_corporativa/artigo8.php>. Acesso em: 30 mar. 2017.

BERGAMINI, Cecília Whitaker. Motivação nas organizações. 4. ed. São Paulo: Atlas,1997.

BETTI, Fábio. 10 erros críticos para a Comunicação Estratégica. In Revista Comunicação empresarial. Ed. Aberje, Ano 23 n° 87, 2013.

BUENO, Wilson da Costa. Comunicação empresarial: políticas e estratégias. São Paulo: Saraiva, 2009.

______. Comunicação empresarial: transparência ou maquiagem? Disponível em: <http://www.comunicacaoempresarial.com.br/comunicacaoempresarial/artigos/comunicacao_corporativa/artigo14.php>. Acesso em: 06 abr. 2017.

______. Sua organização tem medo da Rádio Peão? Não devia. Disponível em: < http://www.rp-bahia.com.br/colunistas/index.htm>. Acesso em: 06 abr. 2017.

CAHEN, Roger. Comunicação empresarial: a imagem como patrimônio da empresa e ferramenta de marketing: tudo que seus gurus não lhe contaram sobre. 14.ed. Rio de Janeiro: BestSeller, 2010.

CAMPOS, Elizabeth. Lideranças da Comunicação. In Revista Comunicação empresarial. Ed. Aberje, Ano 21 n° 80, 2011.

CARDOSO, Onésimo de Oliveira. Comunicação empresarial versus comunicação organizacional: novos desafios teóricos. Rev. Adm. Pública, Rio de Janeiro, v.40, n.6, Nov./Dez. 2006. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-76122006000600010>. Acesso em: 08 jun. 2017.

CERVO, Amado Luiz; BERVIAN, Pedro Alcino; SILVA, Roberto da. Metodologia científica. 6.ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007.

CERVO, Amado Luiz; BERVIAN, Pedro Alcino. Metodologia científica. 5.ed. São Paulo: Prentice Hall, 2002.

CHIAVENATO, Idalberto; Comportamento organizacional: a dinâmica do sucesso das organizações. 2.ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.

DIAS, Reinaldo. Sociologia das organizações. São Paulo: Atlas, 2008.

FMI. At a Glance, 2018. Disponível em: <http://www.imf.org/en/Countries/BRA>. Acesso em: 06 mai. 2018.

FRANÇA-LIMONGI, Ana Cristina. Comportamento organizacional: conceitos e práticas. São Paulo: Saraiva, 2006.

______. Comportamento organizacional: conceitos e práticas. São Paulo: Saraiva, 2008.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 5.ed. São Paulo: Atlas, 2010.

KANFER, Ruth; Motivação. In: COOPER, Cary L; ARGYRIS, Chris. Dicionário Enciclopédico de Administração. São Paulo: Atlas S.A., 2003.

LEWANDOWSKI, Márcia Zenker; A motivação no serviço público: uma análise do setor de transporte Daer, 2010. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2010. Disponível em: <https://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/29800/000776165.pdf?sequence=1>. Acesso em 7 abr. 2016.

MACÊDO, Ivanildo Izaias de; RODRIGUES, Denize Ferreira; JOHANN, Maria Elizabeth Pupe; CUNHA, Neisa Maria Martins da. Aspectos comportamentais da gestão de pessoas. 9.ed. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2007.

MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos da metodologia científica. 6.ed. São Paulo: Atlas, 2005.

______; Técnicas de pesquisa: planejamento e execução de pesquisas, amostragens e técnicas de pesquisa, elaboração, análise e interpretação de dados. 7.ed. São Paulo: Atlas, 2009.

PELEGRINI, Fabricia; A influência da Cultura Organizacional. 2017. Disponível em: <http://www.comtexto.com.br/2convicomcccoFabriciaPelegrini.htm>. Acesso em: 08 jun. 2017.

PEREIRA, Orlindo Gouveia. Fundamentos de comportamento organizacional. 3.ed. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2008.

ROBBINS, Stephen P.; Comportamento organizacional. 11.ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2005.

______. Conceitos básicos de motivação. In: Comportamento organizacional: teoria e prática no contexto brasileiro. 14.ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2011. p.195-229.

______; JUDGE, Timothy A; SOBRAL, Filipe; Comportamento organizacional: teoria e prática no contexto brasileiro. 14.ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2010.

ROCKMANN, Roberto. Ganha força o conceito de colaborador empreendedor. In Revista Comunicação empresarial. Ed. Aberje, Ano 23, n. 87, 2013.

SILVA NETO, Belmiro R.; Comunicação corporativa e a reputação empresarial. Revista GV Executive, v.12, n.1, 2013.

Archivos adicionales

Publicado

2018-12-22