NOVOS MODELOS DE NEGÓCIOS: UM ESTUDO EM CANAIS DE YOUTUBER GAMERS NO BRASIL

Autores/as

  • Thiago Spiri Ferreira Universidade Estadual de Londrina
  • João Carlos Moreira UEL
  • Saulo Fabiano Amâncio Vieira UEL
  • Ricardo Lebbos Favoreto UEL

Resumen

A divulgação de vídeos na internet, dos mais variados temas e para diferentes faixas etárias, vem crescendo significativamente nos últimos anos, sendo que em alguns casos cria-se um novo mercado bem como novos modelos de negócios. Nesse sentido a presente pesquisa visa analisar como se desenvolve o modelo de negócio nos canais dos youtubers gamers. Para tanto realizou-se um levantamento bibliográfico sobre os temas inovação, modelos de negócios na internet e jogos virtuais. Quanto aos procedimentos metodológicos esta pesquisa possui abordagem qualitativa, descritiva e multi casos, com o tipo de triangulação. Coletou-se dados secundários (sites, entrevistas, vídeos) e primários, via entrevista semiestruturada com o proprietário de um canal e também comparativo com outro canal mais consolidado. Verifica-se o surgimento de um importante canal de comunicação das organizações com o público em geral, sendo que este canal está em processo de profissionalização acelerado, apresentando como novo modelo de negócio, que em prazos menores que os modelos tradicionais, obteve-se uma evolução estruturada e adaptada ao contexto do crescimento da comunicação das organizações em plataformas online. Os achados do trabalho apresentaram um novo modelo de negócio para categoria de serviços, com fácil inicialização, uma estrutura flexível, uma análise do ambiente externo para tomada de decisão do ambiente interno, com a criação de valor sendo o fator chave para a vantagem competitiva entre os players do mercado.

Biografía del autor/a

  • Thiago Spiri Ferreira, Universidade Estadual de Londrina
    Discente, departamento de Administração, UEL.
  • João Carlos Moreira, UEL
    Docente UEL
  • Saulo Fabiano Amâncio Vieira, UEL
    Docente UEL
  • Ricardo Lebbos Favoreto, UEL
    Docente UEL

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Publicado

2018-08-23