IMPLANTAÇÃO DE SISTEMA DE QUALIDADE (PALC) EM LABORATÓRIO CLÍNICO:UM ESTUDO DE CASO

Autores/as

  • Nilton Cesar Pasquini Profissional de empresa privada.

Resumen

Os laboratórios clínicos têm a necessidade de provar principalmente para aos médicos a qualidade de seu serviço, e para isso recorre a acreditação ou certificações. Onde tal órgão por meio de auditoria comprova a excelência em qualidade ou indica melhoria para obtê-la. Este artigo é um estudo de caso realizado em um laboratório clínico com 102 colaboradores e que realizam aproximadamente 100 mil análises por mês, cujo objetivo é implantar as normas da PALC (Programa de Acreditação de Laboratórios Clínicos), assim conseguir a acreditação. O projeto foi estruturado para 14 meses. O projeto foi considerado de grande porte, fez uso de ferramentas da qualidade como: PDCA, Ishikawa e FEMEA. O cronograma foi cumprido com sucesso acarretando a certificação PALC.

Referencias

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS - ABNT. Norma NM. ISSO 15189: 2017. Laboratórios de análises clínicas - Requisitos especiais de qualidade e competência. 2017.

BERLITZ, F. A. Controle da qualidade no laboratório clínico: alinhando melhoria de processos, confiabilidade e segurança do paciente. Jornal Brasileiro de Patologia e Medicina Laboratorial, v. 46, n.5, 2010. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/jbpml/v46n5/03.Acessado em: 27/06/2017.

CHAVES, C. Controle de qualidade no laboratório de análises clínicas. Jornal Brasileiro de Patologia e Medicina Laboratorial. 2010. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-24442010000500002 .Acessado em: 27/09/2017.

COSTA, V. G.; ,MORELI, M. L. Principais parâmetros biológicos avaliados em erros na fase pré-analítica de laboratório clínicos: revisão sistemática. Jornal Brasileiro de Patologia e Medicina Laboratorial, v. 48, n. 3, 2012.

DELOURDES, A. Laboratório clínico. 2008. Disponível em: < http://pt.oboulo.com/laboratorio-clinico-57537.html>. Acesso em: 20 de agosto de 2010.

DIAS, V. C.; BARQUETTE, F. R. S; BELLO, A. R. Padronização da qualidade: alinhando melhorias contínuas nos laboratórios de análises clínicas. Revista Brasileira de Análises Clínicas. 2017. Disponível em: http://www.rbac.org.br/artigos/padronizacao-da-qualidade-alinhando-melhorias-continuas-nos-laboratorios-de-analises-clinicas/.Acessado em: 26/09/2017.

FADEL, M. A. V; FILHO, G.I.R. Percepção da qualidade em serviços públicos de saúde: um estudo de caso. Revista de Administração Pública. p. 07-22. jan./jul 2009.

GARVIN, D.A. História e Evolução, pp. 3-23. In Gerenciando a Qualidade: a visão estratégica e competitiva. Qualitymark, São Paulo, 1992.

JURAN, J. M. Juran on Quality by Design: The New Steps for Planning Quality into Goods and Services, The Free Press, New York: 1992.

MOTTA, V. T. Bioquímica clínica para o laboratório. 5. ed., Rio de Janeiro: Medbook, 2009.

PASQUINI, N. C. Eliminação do custo da não qualidade. Revista Qualidade Emergente. V. 4, n. 2, 2013. Disponível em: http://revistas.ufpr.br/qualidade/article/view/34713/21519 .Acessado em: 27/09/2017.

POP. Procedimento Operacional Padrão. A importância de se padronizar tarefas nas BPLC. Disponível em: <http://www.anvisa.gov.br/reblas/cursos/qualidade17/ MP%20_apostila_%205%20-%20final.pdf>. Acesso em: 26/09/2017.

WESTGARD, J. O. Westgard Q. C. 2007. Disponível em: https://www.westgard.com/. Acesso em: 26/09/2017..

Publicado

2018-08-23