A GESTÃO DE COMPRAS E SEU IMPACTO NA PRODUTIVIDADE

Autores/as

  • Allan Massarioli Puertas Fatec Bebedouro - Jorge Caram Sabbag

Resumen

Em meio a um mercado competitivo e inflacionário, as organizações precisam, mais do que nunca, controlar e reduzir seus custos. Nesse contexto, a gestão de suprimentos tem um grande impacto nas finanças empresarias, uma vez que as aquisições não planejadas são mais onerosas. Neste artigo será apresentado um panorama geral do setor de suprimentos, seu contexto na história e seus impactos no processo produtivo, além da apresentação de ferramentas e metodologias para tornar esse setor mais dinâmico e organizado, trazendo informações que ajudam as empresas a evitar compras desnecessárias, controlar e otimizar estoques e proporcionar melhores negociações. Esta pesquisa abordará também, todo o processo de compras, desde o planejamento de produção, controle de estoque, necessidade de demanda, cotação em mercado, negociação e entrega do material, bem como a seleção e gestão de fornecedores qualificados tecnicamente. Finalmente será demonstrado como uma gestão eficaz interfere diretamente na produtividade e lucratividade de uma empresa.

Biografía del autor/a

  • Allan Massarioli Puertas, Fatec Bebedouro - Jorge Caram Sabbag
    Artigo na área de suprimentos

Referencias

BALLOU, R. H. Logística empresarial: transportes, administração de materiais, distribuição física. 1. ed. São Paulo: Atlas, 1993.

BALLOU, R. H. Gerenciamento da cadeia de suprimentos: planejamento, organização e logística empresarial. 5. ed. Porto Alegre: Boockman, 2006.

BRAGA, A. Evolução estratégica do processo de compras ou suprimentos de bens e serviços nas empresas. Instituto Coppead, Universidade Federal do Rio de janeiro, Rio de Janeiro, 2006.

BURGO R. N. S. et al. Supply Chain Management: Uma Introdução à um Modelo de Gestão da Cadeia de Suprimentos para Obtenção de Diferencial Competitivo. Revista Científica Eletrônica de Administração, v. 5, n.9, 2005.

CORRÊA, H. L.; GIANESI, I. G. N., CAON, M. Planejamento, programação e controle da produção. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2001.

CORRÊA, H. L.; GIANESI, I. G. N. Just in time, MRP II e OPT – um enfoque estratégico. 2. ed. São Paulo: Atlas, 1996.

MITSUTANI, C.; RIGHETTI, C.; VILLAR, C. B.; MIGUEL, F.; PEREIRA, G. M.;

BURBRIDGE, M.; FREITAS, W. Compras estratégicas: construa parcerias com fornecedores e gere valor para seus negócios. 1. ed. – São Paulo: Saraiva, 2014.

POZO, H. Administração de recursos materiais e patrimoniais: uma abordagem logística. 6. ed. – São Paulo: Atlas, 2010.

SHINGO, S. Sistemas de produção com estoque zero: o sistema Shingo para melhorias contínuas. Porto Alegre: Bookman, 1996.

TUBINO, D. F. Manual de planejamento e controle da produção. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2000.

Publicado

2018-01-23