Um estudo sobre atração de jogadores para um jogo de realidade alternativa em fase de trailhead

Authors

  • Giovana Zampieri Faculdade de tecnologia de Americana
  • Cristian Boiam Faculdade de Tecnologia de Americana

Abstract

Devido a crescente demanda por maior imersão dos jogadores, fez-se necessário avaliar os benefícios de novas modalidades de jogos. Sendo assim, este trabalho busca abordar os jogos de realidade alternativa, ou ARG, tendo como objetivo analisar de que forma o mesmo pode ser introduzido ao público alvo de forma mais eficiente. Para verificar tal hipótese, foram utilizados questionários quantitativos e pesquisas bibliográficas para embasamento teórico. Verificou-se que a dificuldade de implementação de um ARG pode ser causada principalmente pela pouca disseminação da modalidade e o desinteresse das pessoas em se aprofundar em informações do dia a dia, juntamente com a falta preocupação com sua fonte. Porém algumas técnicas podem ser muito eficazes para conhecer as características do público alvo e tornar mais fácil a definição de como o jogo será introduzido com mais facilidade ao mesmo.

References

BENTO FILHO, João Carlos; LUCAS, Ricardo Jorge de Lucena. Alternative reality games: conceitos e processos, [s.d.]. Disponível: https://abciber.org.br/simposio2013/anais/pdf/Eixo_5_Entretenimento_Digital/26045arq00966922352.pdf Acesso: novembro/2017.

CASTRO, Letícia. Jogos da categoria "ARG" misturam ficção e realidade. Folha de S.Paulo, 13 de fevereiro de 2006. Disponível: http://www1.folha.uol.com.br/folha/informatica/ult124u19645.shtml. Acesso: novembro/2017.

HENRY, Alan. LifeHacker, 2015. How Ingress, Google's Real-World Smartphone Game, Got Me Out of My Shell. Disponível: https://lifehacker.com/how-ingress-googles-real-world-smartphone-game-got-me-1710320867. Acesso: Outubro/2018.

OLIVEIRA, Thaiane Moreira. Zona Incerta de identidades fluidas: uma análise sobre a narrativa transmidiática no Alternate Reality Game do guaraná Antártica, Junho de 2010. Disponível: https://lumina.ufjf.emnuvens.com.br/lumina/article/view/162/157. Acesso: agosto/2018.

SEBRAE. Disponível: http://www.sebraepr.com.br/PortalSebrae/artigos/Como-definir-o-p%C3%BAblico%E2%80%93alvo-da-sua-empresa. Acesso: agosto/2018.

Published

2018-12-22