Transformação digital de empresas incumbentes: uma revisão sistemática integrativa de literatura de 2012 a 2021

Autores/as

  • Érika Rocha Gonçalves
  • Glícia Vieira dos Santos DADM/CCJE/UFES

DOI:

https://doi.org/10.47283/244670492022100201

Resumen

A quarta revolução industrial em curso tem conferido novos sentidos aos conceitos amplamente consolidados sobre gestão empresarial. À medida em que as novas tecnologias digitais avançam, empresas são compelidas a se adaptarem à nova realidade para sobreviverem em um mercado cada vez mais competitivo. Assim, o objetivo desse trabalho é realizar uma revisão sistemática integrativa de literatura para identificar os principais autores que estão pesquisando sobre a transformação digital, de empresas que não nasceram digitais (incumbentes), no período de 2012 a 2021. Foi realizada uma revisão sistemática integrativa da literatura a partir das bases de dados Emerald, Scopus e Web of Science. Os métodos de inclusão contemplam artigos científicos e livros publicados entre 2012 e 2021, em português e em inglês, com as palavras-chave no título, assunto, resumo ou nas palavras-chave das publicações. Outros dois critérios são periódicos revisados por pares e classificados como A1, A2, B1 ou B2 de acordo com o Qualis-Periódicos da fundação CAPES. Concluiu-se que há um consenso entre os principais autores que pesquisam sobre a transformação digital de empresas que não nasceram digitais. Primeiro, embora se trate de uma escolha estratégica, evidencia-se a necessidade desse processo para sobrevivência das empresas no contexto atual. Segundo, constata-se que o advento da internet e o desenvolvimento das tecnologias digitais modificou toda a dinâmica do cenário organizacional. Este fato impele as empresas incumbentes a investirem na adoção de tecnologias digitais e a adaptarem suas atividades de gestão. Terceiro, para as empresas que não nasceram digitais, as tecnologias digitais não devem ser vistas como uma sentença de falência, e sim como ferramentas que podem possibilitar a abertura de novos canais para criação, entrega e captura de valor (por meio da criação de novos negócios), renovação do negócio e reintegração ao mercado.

Biografía del autor/a

  • Glícia Vieira dos Santos, DADM/CCJE/UFES

    Docente do Departamento de Administração, Universidade Federal do Espírito Santos (DADM/CCJE/UFES).

Publicado

2023-05-04