Um estudo sobre atração de jogadores para um jogo de realidade alternativa em fase de trailhead
Abstract
Devido a crescente demanda por maior imersão dos jogadores, fez-se necessário avaliar os benefícios de novas modalidades de jogos. Sendo assim, este trabalho busca abordar os jogos de realidade alternativa, ou ARG, tendo como objetivo analisar de que forma o mesmo pode ser introduzido ao público alvo de forma mais eficiente. Para verificar tal hipótese, foram utilizados questionários quantitativos e pesquisas bibliográficas para embasamento teórico. Verificou-se que a dificuldade de implementação de um ARG pode ser causada principalmente pela pouca disseminação da modalidade e o desinteresse das pessoas em se aprofundar em informações do dia a dia, juntamente com a falta preocupação com sua fonte. Porém algumas técnicas podem ser muito eficazes para conhecer as características do público alvo e tornar mais fácil a definição de como o jogo será introduzido com mais facilidade ao mesmo.
References
BENTO FILHO, João Carlos; LUCAS, Ricardo Jorge de Lucena. Alternative reality games: conceitos e processos, [s.d.]. Disponível: https://abciber.org.br/simposio2013/anais/pdf/Eixo_5_Entretenimento_Digital/26045arq00966922352.pdf Acesso: novembro/2017.
CASTRO, Letícia. Jogos da categoria "ARG" misturam ficção e realidade. Folha de S.Paulo, 13 de fevereiro de 2006. Disponível: http://www1.folha.uol.com.br/folha/informatica/ult124u19645.shtml. Acesso: novembro/2017.
HENRY, Alan. LifeHacker, 2015. How Ingress, Google's Real-World Smartphone Game, Got Me Out of My Shell. Disponível: https://lifehacker.com/how-ingress-googles-real-world-smartphone-game-got-me-1710320867. Acesso: Outubro/2018.
OLIVEIRA, Thaiane Moreira. Zona Incerta de identidades fluidas: uma análise sobre a narrativa transmidiática no Alternate Reality Game do guaraná Antártica, Junho de 2010. Disponível: https://lumina.ufjf.emnuvens.com.br/lumina/article/view/162/157. Acesso: agosto/2018.
SEBRAE. Disponível: http://www.sebraepr.com.br/PortalSebrae/artigos/Como-definir-o-p%C3%BAblico%E2%80%93alvo-da-sua-empresa. Acesso: agosto/2018.
Downloads
Published
Issue
Section
License
A “Revista Tecnológica da Fatec de Americana” é uma publicação semestral digital de responsabilidade da “Faculdade de Tecnologia de Americana”, “Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza”, com a publicação de trabalhos de caráter interdisciplinar realizados pelas comunidades discente, docente e pesquisadores internos e bem como por pesquisadores externos.
The “Revista Tecnológica da Fatec Americana” is a biannual digital publication, under “Faculdade de Tecnologia de Americana” responsability, from “Centro Estadual de Educação
Tecnológica Paula Souza”, which encompasses interdisciplinary papers submitted by students, professors and researches of the community as well as external researches.
La “Revista Tecnológica da Fatec Americana” es una publicación digital semestral de responsabilidad de esa “Faculdade de Tecnologia de Americana”, “Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza”, cuyo objetivo es publicar trabajos de carácter interdisciplinario realizados tanto por el profesorado, por el alunnado e investigadores internos, como por investigadores externos.
É permitido a reprodução parcial desde que citado a fonte.
Partial reproduction is permitted if the source is cited.
Su reproducción parcial está permitida siempre e cuando se mencione la fuente.
Políticas editoriais: Leia em www.fatec.edu.br/revista/politicas
Editorial Politics: Read in www.fatec.edu.br/revista/politicas
Sítio: www.fatec.edu.br/revista
Site: www.fatec.edu.br/revista