Mapeamento das tecnologias do setor têxtil por meio de documentos patentários depositados no Brasil

Autores

  • Maria Elisa Marciano Martinez Instituto Nacional de Propriedade Industrial do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (INPI-MDIC)
  • Edi Oliveira Braga Junior Instituto Nacional de Propriedade Industrial do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (INPI-MDIC)
  • Adelaide Maria de Souza Antunes Instituto Nacional de Propriedade Industrial do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (INPI-MDIC)

Resumo

O setor têxtil é amplo e composto por várias etapas produtivas inter-relacionadas, possuindo diferentes padrões tecnológicos e competitivos para cada segmento. Este artigo objetiva descrever a evolução temporal dos pedidos de patentes referentes ao setor têxtil no período analisado - 2003 a 2008. A metodologia deste
trabalho utiliza a análise de depósitos de pedidos de patentes depositados no escritório brasileiro. As principais áreas encontradas foram: (I) tratamento de têxteis e lavanderia, principalmente, (a) tratamento de fibras, linhas, fios, tecidos ou artigos à base desses materiais com substâncias químicas combinados com tratamento mecânico, e, (b) tintura ou estampagem de têxteis; tintura de couros, peles; (II) linhas ou fibras, naturais ou não, sobretudo, (a) características químicas de sua manufatura; aparelhos especialmente adaptados para a manufatura de filamentos de carbono; (b) tratamento preliminar das fibras; (c) métodos ou aparelhos mecânicos para a manufatura destes; e, (d) fiação ou torção; (III) não tecidos e sua fabricação e
aparelhos; (IV) malharia; e, (V) entrançamento, fabricação de renda e passamanaria. Ao final deste trabalho, além do mapeamento de tecnologia, observa-se a dependência tecnológica do setor têxtil aos seus fornecedores e a cadeia de suprimentos.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Maria Elisa Marciano Martinez, Instituto Nacional de Propriedade Industrial do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (INPI-MDIC)

    Prof. Me. Maria Elisa Marciano Martinez

    Possui graduação em Engenharia Química pela Universidade de São Paulo (1996), mestrado em Engenharia Química pela Universidade de São Paulo (2000) e especialização em Administração de Empresas pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas. Atualmente é pesquisadora em propriedade industrial do Instituto Nacional da Propriedade Industrial. Tem experiência na área de engenharia química, com ênfase em processos bioquímicos, administração de microempresas, e, em
    propriedade industrial, incluindo mapeamento e prospecção tecnológica.

    Contato: melisa@inpi.gov.br

    Fonte: CNPQ – Curriculo Lates

  • Edi Oliveira Braga Junior, Instituto Nacional de Propriedade Industrial do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (INPI-MDIC)

    Prof. Dr. Edi de Oliveira Braga Junior

    Doutor em Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos (EQ-UFRJ). Mestrado em Ciência e Tecnologia de Polímeros (IMA-UFRJ). Químico Bacharelado e Licenciado com Orientação Tecnológica (FTESM). Atua profissionalmente como Pesquisador do Instituto
    Nacional de Propriedade Industrial (INPI). Exerce a função de Professor do Centro de Tecnologia da Indústria Química e Têxtil, docente do Curso de Engenharia Industrial. Ministra as disciplinas de Ciência dos Polímeros, Gestão da Inovação Tecnológica, Ciência das Fibras e Tecnologia Têxtil. Pesquisador Visitante na Universidade de Leeds, West-Yorkshire Inglaterra, entre 2000 e 2001.

    Contato edibraga@inpi.gov.br

    Fonte: CNPQ – Curriculo Lates

  • Adelaide Maria de Souza Antunes, Instituto Nacional de Propriedade Industrial do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (INPI-MDIC)

    Profa. Dr. Adelaide Maria de Souza Antunes

    Especialista Sênior do INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial, Coordenadora do OBTEC - Observatório Tecnológico - INPI, atua no Mestrado Profissional em PI e Inovação do INPI, é Professora Emérita da UFRJ e Professora permanente do Programa de Pós Graduação de Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos da Escola de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Possui os títulos de Engenheira Química (EQ/UFRJ, 1976), Mestre em Engenharia Química (PEQ-COPPE, 1979), Doutora em
    Engenharia Química (PEQ-COPPE/UFRJ, 1987) e Pós-Doutorado pelo Instituto Francês de Petróleo - IFP, França (1988); MBAExecutivo COPPEAD - 1991. Atualmente é membro do Comitê de PI da ANPEI, Comitê Executivo da Indústria Química do Plano Brasil
    Maior, Conselheira do Conselho Regional de Química 3º região, Membro da Comissão de Tecnologia da Associação Brasileira da Indústria Química _ ABIQUIM, mE Conselheira dos laboratórios: LABCOM - Laboratório de Combustíveis e Derivados de Petróleo; SIQUIM - Sistema de Informação Sobre a Indústria Química; Participante do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Fármacos e Medicamentos - INCT - INOFAR _ Atua nas áreas: indústria química, química fina, petróleo, combustíveis, petroquímica, fontes alternativas de energia, patentes, prospecção tecnológica e estudo de futuro.

    Contato aantunes@inpi.gov.br

    Fonte: CNPQ – Curriculo Lates

Referências

MARTINEZ, Maria Elisa Marciano, BRAGA JUNIOR, Edi Oliveira, ANTUNES, Adelaide Maria de Souza. Mapeamento das tecnologias do setor têxtil por meio de documentos patentários depositados no Brasil. Revista Tecnológica da Fatec Americana, Americana. v.2, n.1, p.1-11, mar./set. 2014. Disponível em: http://www.fatec.edu.br/revista_ojs/index.php/RTecFatecAM/article/view/8/12. Acesso em 20 de maio de 2016.

Downloads

Publicado

2016-05-09

Como Citar

MARTINEZ, Maria Elisa Marciano; BRAGA JUNIOR, Edi Oliveira; ANTUNES, Adelaide Maria de Souza. Mapeamento das tecnologias do setor têxtil por meio de documentos patentários depositados no Brasil. Revista Tecnológica da Fatec de Americana, [S. l.], v. 2, n. 1, p. 11p., 2016. Disponível em: https://fatec.edu.br/revista/index.php/RTecFatecAM/article/view/8. Acesso em: 22 jan. 2025.