A música ambiente e o comportamento de compra do consumidor

Autores

  • Welder Oliveira Moraes Faculdade de Tecnologia de Americana - Curso de Tecnologia em Gestão Empresarial
  • Acácia Fátima Ventura Faculdade de Tecnologia de Americana - Curso de Tecnologia em Gestão Empresarial

Resumo

No comportamento do consumidor estão atividades físicas, mentais e emocionais realizadas na seleção, compra e uso de produtos ou serviços para satisfação de necessidades e desejos. Neste intuito, esse trabalho obteve um aprofundamento nos estudos do comportamento do consumidor sob a influência de fatores do marketing sensorial, mais especificamente a música ambiente. Com o objetivo de aprofundar os estudos e gerar estratégia de marketing para os ambientes comerciais, foi realizada além da pesquisa bibliográfica, uma pesquisa de campo, com a aplicação de questionário aos compradores em uma loja comercial. Nas condições para a pesquisa ser realizada, a música ambiente mostrou-se por si só, não ser um influenciador na decisão de compra do consumidor, porém ela obteve resultados satisfatórios, como sua notoriedade, satisfação e complemento do ambiente, mostrado pela preferência em fazer compras com ela.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Welder Oliveira Moraes, Faculdade de Tecnologia de Americana - Curso de Tecnologia em Gestão Empresarial

    Welder de Oliveira Moraes

    Possui graduação em Gestão Empresarial pelo Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (2011). Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Marketing.

    Contato: welomo@yahoo.com.br

    Fonte: CNPQ – Curriculo Lates

  • Acácia Fátima Ventura, Faculdade de Tecnologia de Americana - Curso de Tecnologia em Gestão Empresarial

    Profa. Dr. Acácia de Fátima Ventura

    Graduação em Psicologia pela Universidade de Mogi das Cruzes (1982), Mestrado em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba (1997) e Doutorado em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba (2007). Atualmente é professora da Faculdade de Tecnologia de São Paulo - FATEC - Americana e Piracicaba/SP. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase no Trabalho, atuando principalmente nos seguintes temas: Saúde Mental do Trabalhador, Trabalho Infantil e Cooperativas Populares.

    Contato: acaciaventura@yahoo.com.br

    Fonte: CNPQ – Curriculo Lates

Referências

MORAES, Welder de Oliveira, VENTURA, Acácia de Fátima. A música ambiente e o comportamento de compra do consumidor. Revista Tecnológica da Fatec Americana, Americana, v.1, n.1 p.30-43, set.2013/mar.2014. Disponível em: http://fatec.edu.br/revista_ojs/index.php/RTecFatecAM/article/view/5. Acesso em 20 de maio de 2016.

Downloads

Publicado

2016-05-09

Como Citar

MORAES, Welder Oliveira; VENTURA, Acácia Fátima. A música ambiente e o comportamento de compra do consumidor. Revista Tecnológica da Fatec de Americana, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 13p., 2016. Disponível em: https://fatec.edu.br/revista/index.php/RTecFatecAM/article/view/5. Acesso em: 22 dez. 2024.