A influência dos arquétipos “donzela” e “guerreira” e a jornada do herói na construção da personagem Lara Croft do jogo digital Tomb Raider

Autores

  • Rachel Barato GAMA Centro Paula Souza. Faculdade de Tecnologia de Americana. Curso de Tecnologia em Jogos Digitais
  • Acacia Fatima VENTURA Centro Paula Souza. Faculdade de Tecnologia de Americana. Curso de Tecnologia em Jogos Digitais

Resumo

Este estudo apresenta e discute os aspectos importantes sobre os arquétipos e a jornada do herói que são utilizados no jogo Tomb Raider (2013), destacando destes, os arquétipos da “donzela” e “guerreira” presentes na construção e evolução da protagonista Lara Croft.  As hipóteses serão delimitadas seguindo o estudo da quantidade de influência que os arquétipos possuem na construção da personagem, como estes arquétipos são desenvolvidos e como a jornada do herói se encontra presente na narrativa do jogo. Para este propósito, a origem dos termos arquétipos e da jornada do herói é estudada bibliograficamente, buscando traçar um paralelo entre seus significados e sua utilização na construção da personagem Lara Croft. Ao analisar a narrativa e de que forma os passos trilhados pela personagem através da jornada do herói, impacta seu amadurecimento durante o andamento do jogo, este trabalho chegou à conclusão de que os arquétipos donzela e guerreira estão profundamente entrelaçados à narrativa do jogo, e são de vital importância para construção e evolução da personagem

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Acacia Fatima VENTURA, Centro Paula Souza. Faculdade de Tecnologia de Americana. Curso de Tecnologia em Jogos Digitais

    Profa. Dra. Acácia de Fátima Ventura

    Graduação em Psicologia pela Universidade de Mogi das Cruzes (1982), Mestrado em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba (1997) e Doutorado em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba (2007). Atualmente é professora da Faculdade de Tecnologia de São Paulo - FATEC - Americana e Piracicaba/SP. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase no Trabalho, atuando principalmente nos seguintes temas: Saúde Mental do Trabalhador, Trabalho Infantil e Cooperativas Populares.

    Fonte: CNPq - Curriculo Lattes

Downloads

Publicado

2017-09-08

Como Citar

GAMA, Rachel Barato; VENTURA, Acacia Fatima. A influência dos arquétipos “donzela” e “guerreira” e a jornada do herói na construção da personagem Lara Croft do jogo digital Tomb Raider. Revista Tecnológica da Fatec de Americana, [S. l.], v. 5, n. 1, p. 80–93, 2017. Disponível em: https://fatec.edu.br/revista/index.php/RTecFatecAM/article/view/127. Acesso em: 22 dez. 2024.