Transformação digital de empresas incumbentes: uma revisão sistemática integrativa de literatura de 2012 a 2021
DOI:
https://doi.org/10.47283/244670492022100201Resumo
A quarta revolução industrial em curso tem conferido novos sentidos aos conceitos amplamente consolidados sobre gestão empresarial. À medida em que as novas tecnologias digitais avançam, empresas são compelidas a se adaptarem à nova realidade para sobreviverem em um mercado cada vez mais competitivo. Assim, o objetivo desse trabalho é realizar uma revisão sistemática integrativa de literatura para identificar os principais autores que estão pesquisando sobre a transformação digital, de empresas que não nasceram digitais (incumbentes), no período de 2012 a 2021. Foi realizada uma revisão sistemática integrativa da literatura a partir das bases de dados Emerald, Scopus e Web of Science. Os métodos de inclusão contemplam artigos científicos e livros publicados entre 2012 e 2021, em português e em inglês, com as palavras-chave no título, assunto, resumo ou nas palavras-chave das publicações. Outros dois critérios são periódicos revisados por pares e classificados como A1, A2, B1 ou B2 de acordo com o Qualis-Periódicos da fundação CAPES. Concluiu-se que há um consenso entre os principais autores que pesquisam sobre a transformação digital de empresas que não nasceram digitais. Primeiro, embora se trate de uma escolha estratégica, evidencia-se a necessidade desse processo para sobrevivência das empresas no contexto atual. Segundo, constata-se que o advento da internet e o desenvolvimento das tecnologias digitais modificou toda a dinâmica do cenário organizacional. Este fato impele as empresas incumbentes a investirem na adoção de tecnologias digitais e a adaptarem suas atividades de gestão. Terceiro, para as empresas que não nasceram digitais, as tecnologias digitais não devem ser vistas como uma sentença de falência, e sim como ferramentas que podem possibilitar a abertura de novos canais para criação, entrega e captura de valor (por meio da criação de novos negócios), renovação do negócio e reintegração ao mercado.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A “Revista Tecnológica da Fatec de Americana” é uma publicação semestral digital de responsabilidade da “Faculdade de Tecnologia de Americana”, “Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza”, com a publicação de trabalhos de caráter interdisciplinar realizados pelas comunidades discente, docente e pesquisadores internos e bem como por pesquisadores externos.
The “Revista Tecnológica da Fatec Americana” is a biannual digital publication, under “Faculdade de Tecnologia de Americana” responsability, from “Centro Estadual de Educação
Tecnológica Paula Souza”, which encompasses interdisciplinary papers submitted by students, professors and researches of the community as well as external researches.
La “Revista Tecnológica da Fatec Americana” es una publicación digital semestral de responsabilidad de esa “Faculdade de Tecnologia de Americana”, “Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza”, cuyo objetivo es publicar trabajos de carácter interdisciplinario realizados tanto por el profesorado, por el alunnado e investigadores internos, como por investigadores externos.
É permitido a reprodução parcial desde que citado a fonte.
Partial reproduction is permitted if the source is cited.
Su reproducción parcial está permitida siempre e cuando se mencione la fuente.
Políticas editoriais: Leia em www.fatec.edu.br/revista/politicas
Editorial Politics: Read in www.fatec.edu.br/revista/politicas
Sítio: www.fatec.edu.br/revista
Site: www.fatec.edu.br/revista