Desempenho de algoritmos quânticos e clássicos em treinamento de Machine Learning supervisionado
DOI:
https://doi.org/10.47283/244670492021090281Resumo
Este artigo aborda a temática interdisciplinar da Computação Quântica com Machine Learning, duas tecnologias potencialmente capazes de realizarem mudanças em como a computação é realizada, resolvendo problemas inicialmente sem solução. O foco desta pesquisa foram aplicações da Computação Quântica que resultem em ganho de desempenho computacional em tarefas específicas de Machine Learning. O objetivo é analisar a viabilidade do uso de algoritmos quânticos para Machine Learning. Mais especificamente, analisar quais algoritmos quânticos podem ser aplicados à tarefas de Machine Learning, comparativamente com os algoritmos clássicos, na busca por melhor desempenho. Para o desenvolvimento da pesquisa, realizou-se uma revisão bibliográfica de algoritmos quânticos e na sequência, a implementação e verificação de desempenho do algoritmo quântico QSVM e sua correspondente versão clássica SVM, na aprendizagem supervisionada com os conjuntos de dados AD HOC e IRIS.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A “Revista Tecnológica da Fatec de Americana” é uma publicação semestral digital de responsabilidade da “Faculdade de Tecnologia de Americana”, “Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza”, com a publicação de trabalhos de caráter interdisciplinar realizados pelas comunidades discente, docente e pesquisadores internos e bem como por pesquisadores externos.
The “Revista Tecnológica da Fatec Americana” is a biannual digital publication, under “Faculdade de Tecnologia de Americana” responsability, from “Centro Estadual de Educação
Tecnológica Paula Souza”, which encompasses interdisciplinary papers submitted by students, professors and researches of the community as well as external researches.
La “Revista Tecnológica da Fatec Americana” es una publicación digital semestral de responsabilidad de esa “Faculdade de Tecnologia de Americana”, “Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza”, cuyo objetivo es publicar trabajos de carácter interdisciplinario realizados tanto por el profesorado, por el alunnado e investigadores internos, como por investigadores externos.
É permitido a reprodução parcial desde que citado a fonte.
Partial reproduction is permitted if the source is cited.
Su reproducción parcial está permitida siempre e cuando se mencione la fuente.
Políticas editoriais: Leia em www.fatec.edu.br/revista/politicas
Editorial Politics: Read in www.fatec.edu.br/revista/politicas
Sítio: www.fatec.edu.br/revista
Site: www.fatec.edu.br/revista