O impacto do lockdown na qualidade do ar em Campinas e região durante a pandemia de COVID-19 através da análise de dados

Autores

  • Sheyla Aparecida Rodrigues da Silva FATEC Americana

Resumo

A atual pandemia relacionada ao Coronavírus (COVID-19) impactou substancialmente muitos aspectos da vida. A publicação de artigos relacionados ao assunto cresce a cada dia, porém a presença de estudos que utilizam a análise e tratamento de dados para informar o impacto que o lockdown teve na quantidade de emissão de poluentes e qualidade do ar ainda é escassa. O presente estudo preenche essa lacuna ao utilizar relatórios disponibilizados pela CETESB, que trazem a quantidade de poluentes emitidos na atmosfera das cidades de Campinas e região, entre janeiro de 2019 e setembro de 2020 para obtenção de dados e posterior tratamento e apresentação no Power Bi. A finalidade da análise é entender se a quarentena em decorrência da pandemia COVID-19 contribuiu para a diminuição de tais poluentes e para a melhora da qualidade do ar. Após o tratamento e análise dos dados foi possível observar uma leve melhora na qualidade do ar durante o período de lockdown. Finalmente, questões de pesquisas foram sugeridas para orientar estudos futuros sobre a relação da quarentena em decorrência da pandemia e a diminuição de poluentes na atmosfera.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2021-08-31

Como Citar

APARECIDA RODRIGUES DA SILVA, Sheyla. O impacto do lockdown na qualidade do ar em Campinas e região durante a pandemia de COVID-19 através da análise de dados. Revista Tecnológica da Fatec de Americana, [S. l.], v. 9, n. 01, p. 22–50, 2021. Disponível em: https://fatec.edu.br/revista/index.php/RTecFatecAM/article/view/253. Acesso em: 22 dez. 2024.