PERCEPÇÕES DA MULHER MÃE NO MERCADO DE TRABALHO

Autores

  • Helena Barbosa Dominici Pompermayer Fatec Americana

Resumo

O presente artigo estuda a mulher-mãe no mercado de trabalho e as suas percepções a respeito de variáveis do ambiente em que está inserida. A justificativa é devido a vivência pessoal da autora, uma representante dessa fatia de mulheres-mães inseridas no mercado de trabalho, e a necessidade de se registrar o novo processo do funcionamento da sociedade atual a respeito do tema e as dificuldades e as percepções dessas mulheres. Com o objetivo de apresentar os dados e pesquisas existentes sobre o tema, através da revisão bibliográfica e uma pesquisa de campo que atraiu uma amostra de 101 mulheres. O método de coleta possibilitou um tratamento qualitativo das respostas obtidas, permitindo uma análise profunda para se comparar com a literatura. A mulher ao longo da história da humanidade foi conquistando o seu espaço e direitos no mercado de trabalho, mas hoje o cenário ainda está em evolução e existem adaptações a serem feitas para receberem o novo formato de vida das pessoas e formação das famílias. De acordo com os resultados obtidos foram elaborados gráficos e analisadas as justificativas dadas pelas mulheres a respeito dos questionamentos. Os resultados foram diversificados e possibilitaram uma rica análise. As opiniões expressadas pelas mulheres parecem não ser enviesadas por fatores socioeconômicos. As justificativas evidenciam que os fatores culturais que influenciam suas percepções.

 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2019-07-26

Como Citar

BARBOSA DOMINICI POMPERMAYER, Helena. PERCEPÇÕES DA MULHER MÃE NO MERCADO DE TRABALHO. Revista Tecnológica da Fatec de Americana, [S. l.], v. 7, n. 01, p. 01–18, 2019. Disponível em: https://fatec.edu.br/revista/index.php/RTecFatecAM/article/view/214. Acesso em: 22 jan. 2025.