LOGÍSTICA HUMANITÁRIA NO SUDESTE BRASILEIRO – UMA ANÁLISE COMPARADA DE EVENTOS OCORRIDOS

Autores

  • Nelson Luis de Souza Corrêa FATEC AMERICANA - Ministro Ralph Biasi

Resumo

A Logística Humanitária é a área da Logística responsável pela resposta ante desastres (naturais  ou não), mobilização de recursos, pessoas e conhecimentos para ajudar as pessoas que se envolveram, vivam ou estejam nas áreas afetadas pelos desastres. Ao longo dos anos no Brasil vem aumentando o número de desastres envolvendo catástrofes naturais, notadamente deslizamentos e enchentes.

O presente artigo tem como objetivo levantar informações para comprovar quais são os principais desastres que ocorrem na região sudeste do Brasil, mostrar como e se os estados de São Paulo e Rio de Janeiro estão preparados para lidar com esses desastres e discutir se as atuais medidas preventivas tomadas por esses respectivos estados são suficientes .Para atingir esse objetivo utilizou-se o levantamento de dados a partir de dois desastres ocorridos nos respectivos estados, afim de fazer a comparação das respostas entre eles. Utilizou-se também pesquisa bibliográfica para estudar medidas adequadas para esse tipo de situação, e como são as medidas preventivas adotadas por cada um dos estados. O resultado encontrado foi uma falta de conscientização da população integrante das áreas propensas a serem impactadas por catástrofes naturais e ações desenvolvidas pelos órgãos responsáveis para tentar agir preventivamente.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2019-06-10

Como Citar

CORRÊA, Nelson Luis de Souza. LOGÍSTICA HUMANITÁRIA NO SUDESTE BRASILEIRO – UMA ANÁLISE COMPARADA DE EVENTOS OCORRIDOS. Revista Tecnológica da Fatec de Americana, [S. l.], v. 7, n. 01, p. 59–69, 2019. Disponível em: https://fatec.edu.br/revista/index.php/RTecFatecAM/article/view/210. Acesso em: 22 jan. 2025.