ESTUDO DOS FATORES MOTIVACIONAIS PRESENTES EM UMA EMPRESA DO RAMO DE ELETRÔNICO DE GARÇA- SP
Resumo
A motivação é considerada como um ciclo, no qual, a satisfação de indivíduos no âmbito laboral é decorrente de lacunas ou necessidades (LIMONGI-FRANÇA, 2008). Para alcançar a satisfação é necessário considerar uma abordagem ou teoria moderna sobre motivação, considerando que esta trata de um grupo de fatores internos e externos que quando associado a um objetivo torna-se capaz de conduzir o indivíduo ao desempenho necessário. O grupo de Teorias de Processo é explanado por Robbins, Judge e Sobral (2011), no qual o foco está em diversos fatores que interagem na organização, bem como estão sujeitos ao processamento cognitivo e avaliativo do indivíduo. Assim, cada indivíduo agirá ou sentirá de acordo com as necessidades distintas. O objetivo desse estudo foi identificar os fatores motivacionais que influenciam os funcionários de uma empresa do ramo eletroeletrônico da cidade de Garça- SP. Utilizou-se pesquisa descritiva e de campo, a aplicação a quarenta funcionários de um questionário estruturado em escala de Likert, cuja análise se fundamentou no ranking médio. Foram adotados procedimentos éticos de pesquisa pautados na Resolução 196/1996 do Conselho Nacional de Saúde, assegurando acesso ao sujeito as informações da pesquisa, bem como confidencialidade. Por fim, considera-se que foi comprovada a presença desses fatores motivacionais dentro da organização, alcançando o objetivo geral do trabalho. Além disso, provê à empresa informações importantes sobre quais são os fatores que motivam o comportamento das pessoas nesse ambiente, de forma que pode usar tais informações para aperfeiçoar o processo motivacional praticado.
Palavras-Chave: Motivação. Fatores motivacionais. Satisfação.
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