ESTUDO DOS FATORES MOTIVACIONAIS PRESENTES EM UMA EMPRESA DO RAMO DE ELETRÔNICO DE GARÇA- SP
Resumo
A motivação é considerada como um ciclo, no qual, a satisfação de indivíduos no âmbito laboral é decorrente de lacunas ou necessidades (LIMONGI-FRANÇA, 2008). Para alcançar a satisfação é necessário considerar uma abordagem ou teoria moderna sobre motivação, considerando que esta trata de um grupo de fatores internos e externos que quando associado a um objetivo torna-se capaz de conduzir o indivíduo ao desempenho necessário. O grupo de Teorias de Processo é explanado por Robbins, Judge e Sobral (2011), no qual o foco está em diversos fatores que interagem na organização, bem como estão sujeitos ao processamento cognitivo e avaliativo do indivíduo. Assim, cada indivíduo agirá ou sentirá de acordo com as necessidades distintas. O objetivo desse estudo foi identificar os fatores motivacionais que influenciam os funcionários de uma empresa do ramo eletroeletrônico da cidade de Garça- SP. Utilizou-se pesquisa descritiva e de campo, a aplicação a quarenta funcionários de um questionário estruturado em escala de Likert, cuja análise se fundamentou no ranking médio. Foram adotados procedimentos éticos de pesquisa pautados na Resolução 196/1996 do Conselho Nacional de Saúde, assegurando acesso ao sujeito as informações da pesquisa, bem como confidencialidade. Por fim, considera-se que foi comprovada a presença desses fatores motivacionais dentro da organização, alcançando o objetivo geral do trabalho. Além disso, provê à empresa informações importantes sobre quais são os fatores que motivam o comportamento das pessoas nesse ambiente, de forma que pode usar tais informações para aperfeiçoar o processo motivacional praticado.
Palavras-Chave: Motivação. Fatores motivacionais. Satisfação.
Referências
REFERÊNCIAS
ABINEE. Desempenho setorial. Disponível em: <http://www.abinee.org.br/abinee/decon/decon15.htm>. Acesso em: 22 mar. 2018.
ANDREAZZA, Luciana. Importância da Comunicação Interna nas Organizações: Rádio Peão, aliada ou inimiga? In Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação, XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Universidade de Caxias do Sul, UCS, RS Caxias do Sul, RS – 2 a 6 de setembro de 2010.
BATISTA, Andréa Clara. A Revolução da Comunicação Empresarial. Disponível em: <http://www.comunicacaoempresarial.com.br/comunicacaoempresarial/artigos/comunicacao_corporativa/artigo8.php>. Acesso em: 30 mar. 2017.
BERGAMINI, Cecília Whitaker. Motivação nas organizações. 4. ed. São Paulo: Atlas,1997.
BETTI, Fábio. 10 erros críticos para a Comunicação Estratégica. In Revista Comunicação empresarial. Ed. Aberje, Ano 23 n° 87, 2013.
BUENO, Wilson da Costa. Comunicação empresarial: políticas e estratégias. São Paulo: Saraiva, 2009.
______. Comunicação empresarial: transparência ou maquiagem? Disponível em: <http://www.comunicacaoempresarial.com.br/comunicacaoempresarial/artigos/comunicacao_corporativa/artigo14.php>. Acesso em: 06 abr. 2017.
______. Sua organização tem medo da Rádio Peão? Não devia. Disponível em: < http://www.rp-bahia.com.br/colunistas/index.htm>. Acesso em: 06 abr. 2017.
CAHEN, Roger. Comunicação empresarial: a imagem como patrimônio da empresa e ferramenta de marketing: tudo que seus gurus não lhe contaram sobre. 14.ed. Rio de Janeiro: BestSeller, 2010.
CAMPOS, Elizabeth. Lideranças da Comunicação. In Revista Comunicação empresarial. Ed. Aberje, Ano 21 n° 80, 2011.
CARDOSO, Onésimo de Oliveira. Comunicação empresarial versus comunicação organizacional: novos desafios teóricos. Rev. Adm. Pública, Rio de Janeiro, v.40, n.6, Nov./Dez. 2006. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-76122006000600010>. Acesso em: 08 jun. 2017.
CERVO, Amado Luiz; BERVIAN, Pedro Alcino; SILVA, Roberto da. Metodologia científica. 6.ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007.
CERVO, Amado Luiz; BERVIAN, Pedro Alcino. Metodologia científica. 5.ed. São Paulo: Prentice Hall, 2002.
CHIAVENATO, Idalberto; Comportamento organizacional: a dinâmica do sucesso das organizações. 2.ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.
DIAS, Reinaldo. Sociologia das organizações. São Paulo: Atlas, 2008.
FMI. At a Glance, 2018. Disponível em: <http://www.imf.org/en/Countries/BRA>. Acesso em: 06 mai. 2018.
FRANÇA-LIMONGI, Ana Cristina. Comportamento organizacional: conceitos e práticas. São Paulo: Saraiva, 2006.
______. Comportamento organizacional: conceitos e práticas. São Paulo: Saraiva, 2008.
GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 5.ed. São Paulo: Atlas, 2010.
KANFER, Ruth; Motivação. In: COOPER, Cary L; ARGYRIS, Chris. Dicionário Enciclopédico de Administração. São Paulo: Atlas S.A., 2003.
LEWANDOWSKI, Márcia Zenker; A motivação no serviço público: uma análise do setor de transporte Daer, 2010. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2010. Disponível em: <https://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/29800/000776165.pdf?sequence=1>. Acesso em 7 abr. 2016.
MACÊDO, Ivanildo Izaias de; RODRIGUES, Denize Ferreira; JOHANN, Maria Elizabeth Pupe; CUNHA, Neisa Maria Martins da. Aspectos comportamentais da gestão de pessoas. 9.ed. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2007.
MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos da metodologia científica. 6.ed. São Paulo: Atlas, 2005.
______; Técnicas de pesquisa: planejamento e execução de pesquisas, amostragens e técnicas de pesquisa, elaboração, análise e interpretação de dados. 7.ed. São Paulo: Atlas, 2009.
PELEGRINI, Fabricia; A influência da Cultura Organizacional. 2017. Disponível em: <http://www.comtexto.com.br/2convicomcccoFabriciaPelegrini.htm>. Acesso em: 08 jun. 2017.
PEREIRA, Orlindo Gouveia. Fundamentos de comportamento organizacional. 3.ed. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2008.
ROBBINS, Stephen P.; Comportamento organizacional. 11.ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2005.
______. Conceitos básicos de motivação. In: Comportamento organizacional: teoria e prática no contexto brasileiro. 14.ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2011. p.195-229.
______; JUDGE, Timothy A; SOBRAL, Filipe; Comportamento organizacional: teoria e prática no contexto brasileiro. 14.ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2010.
ROCKMANN, Roberto. Ganha força o conceito de colaborador empreendedor. In Revista Comunicação empresarial. Ed. Aberje, Ano 23, n. 87, 2013.
SILVA NETO, Belmiro R.; Comunicação corporativa e a reputação empresarial. Revista GV Executive, v.12, n.1, 2013.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Edição
Seção
Licença
A “Revista Tecnológica da Fatec de Americana” é uma publicação semestral digital de responsabilidade da “Faculdade de Tecnologia de Americana”, “Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza”, com a publicação de trabalhos de caráter interdisciplinar realizados pelas comunidades discente, docente e pesquisadores internos e bem como por pesquisadores externos.
The “Revista Tecnológica da Fatec Americana” is a biannual digital publication, under “Faculdade de Tecnologia de Americana” responsability, from “Centro Estadual de Educação
Tecnológica Paula Souza”, which encompasses interdisciplinary papers submitted by students, professors and researches of the community as well as external researches.
La “Revista Tecnológica da Fatec Americana” es una publicación digital semestral de responsabilidad de esa “Faculdade de Tecnologia de Americana”, “Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza”, cuyo objetivo es publicar trabajos de carácter interdisciplinario realizados tanto por el profesorado, por el alunnado e investigadores internos, como por investigadores externos.
É permitido a reprodução parcial desde que citado a fonte.
Partial reproduction is permitted if the source is cited.
Su reproducción parcial está permitida siempre e cuando se mencione la fuente.
Políticas editoriais: Leia em www.fatec.edu.br/revista/politicas
Editorial Politics: Read in www.fatec.edu.br/revista/politicas
Sítio: www.fatec.edu.br/revista
Site: www.fatec.edu.br/revista