O PAPEL DAS VOZES NA CARACTERIZAÇÃO DE PERSONAGENS DO GÊNERO HIGH FANTASY EM JOGOS DIGITAIS

Autores

  • Pâmela Adami Martins Fatec Tatuí
  • Lucas Meneguette Fatec Tatuí

Resumo

Este trabalho tem o objetivo de discutir a influência das vozes na caracterização de personagens fantásticas. Para isso, estabelece um paralelo entre a aparência física de personagens, os estereótipos acústicos vocais apresentados por Sonnenschein (2001), os arquétipos de Vogler (1998) e os relaciona com o gênero high fantasy, utilizando como objeto de estudo o jogo The Elder Scrolls V: Skyrim  (2011).

Biografia do Autor

Pâmela Adami Martins, Fatec Tatuí

Graduanda Fatec Tatuí

Lucas Meneguette, Fatec Tatuí

Graduando Fatec Tatuí

Referências

ALLEN, M. et al. Character Archetypes in High Fantasy Literature. In: YA Hotline, n.76, 2006. Disponível em:

<https://ojs.library.dal.ca/YAHS/issue/view/FANTASY >. Acesso em: 15 ago. 2015.

BATISTA, A. M. S.; GARCÍA, F. Dos Fantásticos ao Fantástico: um percurso por teorias do gênero. SOLETRAS, São Gonçalo: UERJ, n.10, p.107­115, 2005.

HOUAISS. Grande dicionário Houaiss da língua portuguesa. Disponível em: <http://houaiss.uol.com.br/>. Acesso em: 15 ago. 2015.

MICHAELIS. Michaelis Moderno Dicionário da Língua Portuguesa. Disponível em:

<http://michaelis.uol.com.br/moderno/portugues/index.php>. Acesso em: 15 ago. 2015 RODRIGUES, C. S. O fantástico. São Paulo: Editora Ática, 1988. 77p.

SONNENSCHEIN, D. Sound Design: the expressive power of music, voice and sound effects in cinema. EUA: Michael Wiese Productions, 2001. 250p.

STABLEFORD, D. The A to Z of Fantasy Literature. Scarecrow Press, EUA: Plymouth, 2005. TODOROV, T. Introduction a litterature fantastique. 1º. ed. França: Editions du Seuil, 1980. 96p.

VOGLER, C. A Jornada do Escritor ­ estruturas míticas para escritores. 2º. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1998. 301p.

The Elder Scrolls comunidade. Disponível em: <http://www.elderscrolls.com/community/>. Acesso em: 16 ago. 2015.

Downloads

Publicado

2016-11-16

Edição

Seção

Artigos do II Fórum Acadêmico de Estudos Lúdicos