CONSUMO, TECNOLOGIA SOCIAL E LOGÍSTICA REVERSA: qual relação?
Resumo
O modelo econômico que visa extrair, produzir, distribuir, consumir e descartar tem como forte aliado o uso de novas tecnologias e de conceitos de gestão eficiente em todos os seus processos. Porém, esse modelo tem demonstrado igualmente a sua ineficiência devido a capacidade de produzir resíduos e contaminar a natureza e o meio ambiente, além de impedir que ocorra uma renovação da matéria prima extraída da natureza com a mesma voracidade com que são lançados, consumidos e descartados novos produtos. Dentro dessa perspectiva faremos uma interligação entre a tecnologia social e a logística reversa, que funciona como um modelo de gestão de negócios, visando a obtenção de lucro, mas que também procura trazer benefícios para a sociedade e para o meio ambiente, dentro do olhar da sustentabilidade.
Downloads
Referências
BURSZTYN, M. e BARTHOLO Jr., R. S. Prudência e utopismo: ciência e educação para a sustentabilidade Ciência, ética e sustentabilidade. São Paulo: Cortez, 2001.
BAUMAN, Z. Vida para o consumo. Rio de Janeiro: Zahar, 2008.
BUNGE, M. Epistemologia. São Paulo: T.A Queiroz, Universidade de São Paulo, 1980.
CAXITO, F. (Coord.). Logística: um enfoque prático. São Paulo: Saraiva, 2011.
DAGNINO, R; BRANDÃO, F. C.; NOVAES, H. T. Sobre o marco analítico-conceitual da tecnologia social in Tecnologia social: estratégia para o desenvolvimento. Rio de Janeiro: Fundação Banco do Brasil, 2004.
KERLINGER, F. N. Metodologia da pesquisa em Ciências Sociais: um tratamento conceitual. São Paulo: EPU, 2007.
LADRIÈRE, J. Os desafios da racionalidade: o desafio da ciência e da tecnologia às culturas. Petrópolis: Vozes, 1979.
LEITE, P. R. Logística reversa. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2009.
LEONARD, A. A história das coisas. Rio de Janeiro: Zahar, 2011.
MELO, H. B. A cultura do simulacro. Filosofia e modernidade em J. Baudrillard. São Paulo: Loyola, 1988.
RODRIGUES, I.; BARBIERI, J. C. A emergência da tecnologia social: revisitando o movimento da tecnologia apropriada como estratégia de desenvolvimento sustentável. Revista de Administração Pública. Rio de Janeiro, 42 (6): 1069-94, nov/dez. 2008.
SANTOS, L. G. Politizar as novas tecnologias. São Paulo: Editora 34, 2003.
TOMAZELA, M. Produção enxuta & produção limpa: uma combinação para a competitividade. 1999. f. Dissertação (Mestrado em Engenharia da Produção) - Escola Politécnica, Universidade de São Paulo, São Paulo. 1999.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A “Revista Tecnológica da Fatec de Americana” é uma publicação semestral digital de responsabilidade da “Faculdade de Tecnologia de Americana”, “Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza”, com a publicação de trabalhos de caráter interdisciplinar realizados pelas comunidades discente, docente e pesquisadores internos e bem como por pesquisadores externos.
The “Revista Tecnológica da Fatec Americana” is a biannual digital publication, under “Faculdade de Tecnologia de Americana” responsability, from “Centro Estadual de Educação
Tecnológica Paula Souza”, which encompasses interdisciplinary papers submitted by students, professors and researches of the community as well as external researches.
La “Revista Tecnológica da Fatec Americana” es una publicación digital semestral de responsabilidad de esa “Faculdade de Tecnologia de Americana”, “Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza”, cuyo objetivo es publicar trabajos de carácter interdisciplinario realizados tanto por el profesorado, por el alunnado e investigadores internos, como por investigadores externos.
É permitido a reprodução parcial desde que citado a fonte.
Partial reproduction is permitted if the source is cited.
Su reproducción parcial está permitida siempre e cuando se mencione la fuente.
Políticas editoriais: Leia em www.fatec.edu.br/revista/politicas
Editorial Politics: Read in www.fatec.edu.br/revista/politicas
Sítio: www.fatec.edu.br/revista
Site: www.fatec.edu.br/revista