Marketing na moda: evolução, conceitos e aplicabilidade

Autores

  • Amanda Tamazzi Zaparolli Faculdade de Tecnologia de Americana - Curso de Tecnologia em Produção Têxtil
  • Rosilma Mirtes dos Santos Faculdade de Tecnologia de Americana - Curso de Tecnologia em Produção Têxtil

Resumo

O presente estudo tem como objetivo analisar a influência do marketing e da moda entre os consumidores. Para tal a metodologia empregada foi o levantamento bibliográfico, realizando um enquadramento teórico no
que diz respeito aos conceitos, métodos e ferramentas do marketing e também a apresentação de um estudo de caso, coletando e analisando minuciosamente as informações sobre duas empresas do setor de vestuário. A partir, o estudo inicia tratando do conceito de marketing e o mix de marketing. Após esta conceituação, há brevemente sobre a moda e as personalidades atuais que influenciam os consumidores através de diversos canais. Assim há a união do assunto marketing na moda, relatando sobre as marcas, seu posicionamento frente aos consumidores e o mercado de luxo que está em plena expansão. Na sequência apresenta um estudo de caso com a finalidade de apresentar dados pertinentes em uma análise comparativa, onde há o cruzamento das informações, e como resultado observa-se que as organizações
utilizam o mix de marketing como estratégia para influenciar o comportamento do consumidor.
Palavras-chave: Marketing ; Moda ; Mix de Marketing ; Luxo.

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Biografia do Autor

  • Amanda Tamazzi Zaparolli, Faculdade de Tecnologia de Americana - Curso de Tecnologia em Produção Têxtil

    Amanda Tamazzi Zaparolli

    Possui graduação em Gestão Empresarial pela FATEC Americana(2015)

    Contato: amandatamazzi@hotmail.com

    Fonte: CNPQ – Curriculo Lates
  • Rosilma Mirtes dos Santos, Faculdade de Tecnologia de Americana - Curso de Tecnologia em Produção Têxtil

    Profa. Me. Rosilma Mirtes dos Santos

    Possui graduação em Ciências Econômicas pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas-PUC-Campinas, e mestrado em Ciência da Informação pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas-PUC-Campinas. Atuou em organização durante 19 anos nas áreas de planejamento econômico, financeiro. Tem 25 anos de experiência como docente, em cursos de graduação e especialização lato sensu de economia, administração e contabilidade. Atualmente é docente nos cursos de Tecnologia do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza instituição vinculada a secretaria de desenvolvimento do governo do estado de São Paulo. Possui experiência na área de gestão púbica e coordenação de curso de graduação. É pesquisadora na produção de indicadores de competitividade para o setor têxtil brasileiro. Tem experiência na área de planejamento econômico, gestão financeira, meio ambiente, empreendedorismo e marketing, atuando principalmente nos seguintes temas: competitividade, indústria têxtil, politicas públicas, informações para tomada de decisões e sustentabilidade.

    Contato: rosilma.professora@gmail.com

    Fonte: CNPQ – Curriculo Lates

Referências

ZAPAROLLI, Amanda Tamazzi, SANTOS, Rosilma Mirtes dos. Marketing na moda: evolução, conceitos e aplicabilidade. Revista Tecnológica da Fatec Americana, Americana. v.3, n.2, p.58-80, set.2015/mar.2016. Disponível em: http://www.fatec.edu.br/revista_ojs/index.php/RTecFatecAM/article/view/54/63. Acesso em 23 de maio de 2016.

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Publicado

2016-05-13

Como Citar

ZAPAROLLI, Amanda Tamazzi; SANTOS, Rosilma Mirtes dos. Marketing na moda: evolução, conceitos e aplicabilidade. Revista Tecnológica da Fatec de Americana, [S. l.], v. 3, n. 2, p. 23p., 2016. Disponível em: https://fatec.edu.br/revista/index.php/RTecFatecAM/article/view/54. Acesso em: 23 dez. 2024.