Exergame: interação entre games e crianças portadoras de paralisía cerebral
Resumo
O presente texto conceitua um estudo de caso com jovens de 10 a 20 anos com algum tipo de paralisia cerebral que frequentam a APAE da cidade de Americana, onde foi observado como o exergame estimulavaas crianças de diferentes formas. O problema levantado foi que as crianças que frequentam a instituição e são portadoras de paralisia cerebral têm dificuldades e desinteresse pela prática de atividades físicas
convencionais. O objetivo foi analisar a importância do exergame para a motivação de práticas de exercícios físicos em crianças com paralisia cerebral, visando compreender o interesse que o jogo desperta. Utilizou-se a pesquisa básica, aplicada, qualitativa, exploratória, descritiva, explicativa, indutiva e estudo de casos. exergame são exercícios físicos praticados através de videogames com sensores de movimentos conhecidos como Kinect. Os jogos utilizados para a observação foram o futebol, o vôlei do Kinect sports e o Just dance 4
que tiveram uma ótima aceitação pelas crianças, que vibravam e queriam participar ativamente. A conclusão que se chega é que os exercícios físicos feitos através do exergame são eficientes e produtivos, pois as
crianças e os jovens ficaram motivados e foram participativos por ser uma atividade dinâmica e a música despertou interesse desenvolvendo os aspectos motor, cognitivo, afetivo, emocional e criativo. Infelizmente, o ponto negativo desse estudo foi observar que os cadeirantes, apesar de estarem empolgados com seus amigos participantes, não puderam participar, pois o Kinect era incapaz de captar os seus movimentos
impossibilitando a participação dos mesmos durante os estudos.
Palavras-chave: exergame; paralisia cerebral; Xbox; exercícios físicos.
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Referências
DIONÍSIA, Jociele Lousano, VENTURA, Acácia de Fátima. Exergame: interação entre games e crianças portadoras de paralisia cerebral. Revista Tecnológica da Fatec Americana, Americana. v.3, n.2, p.39-57, set.2015/mar.2016. Disponível em: http://www.fatec.edu.br/revista_ojs/index.php/RTecFatecAM/article/view/53/62. Acesso em 23 de maio de 2016.
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