Exergame: interação entre games e crianças portadoras de paralisía cerebral

Autores

  • Jociele Lousano Dionísia Faculdade de Tecnologia de Americana - Curso de Tecnologia em Gestão Empresarial
  • Acácia de Fátima Ventura Faculdade de Tecnologia de Americana - Curso de Tecnologia em Gestão Empresarial

Resumo

O presente texto conceitua um estudo de caso com jovens de 10 a 20 anos com algum tipo de paralisia cerebral que frequentam a APAE da cidade de Americana, onde foi observado como o exergame estimulava
as crianças de diferentes formas. O problema levantado foi que as crianças que frequentam a instituição e são portadoras de paralisia cerebral têm dificuldades e desinteresse pela prática de atividades físicas
convencionais. O objetivo foi analisar a importância do exergame para a motivação de práticas de exercícios físicos em crianças com paralisia cerebral, visando compreender o interesse que o jogo desperta. Utilizou-se a pesquisa básica, aplicada, qualitativa, exploratória, descritiva, explicativa, indutiva e estudo de casos. exergame são exercícios físicos praticados através de videogames com sensores de movimentos conhecidos como Kinect. Os jogos utilizados para a observação foram o futebol, o vôlei do Kinect sports e o Just dance 4
que tiveram uma ótima aceitação pelas crianças, que vibravam e queriam participar ativamente. A conclusão que se chega é que os exercícios físicos feitos através do exergame são eficientes e produtivos, pois as
crianças e os jovens ficaram motivados e foram participativos por ser uma atividade dinâmica e a música despertou interesse desenvolvendo os aspectos motor, cognitivo, afetivo, emocional e criativo. Infelizmente, o ponto negativo desse estudo foi observar que os cadeirantes, apesar de estarem empolgados com seus amigos participantes, não puderam participar, pois o Kinect era incapaz de captar os seus movimentos
impossibilitando a participação dos mesmos durante os estudos.
Palavras-chave: exergame; paralisia cerebral; Xbox; exercícios físicos.

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Biografia do Autor

  • Acácia de Fátima Ventura, Faculdade de Tecnologia de Americana - Curso de Tecnologia em Gestão Empresarial

    Profa. Dr. Acácia de Fátima Ventura

    Graduação em Psicologia pela Universidade de Mogi das Cruzes (1982), Mestrado em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba (1997) e Doutorado em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba (2007). Atualmente é professora da Faculdade de Tecnologia de São Paulo - FATEC - Americana e Piracicaba/SP. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase no Trabalho, atuando principalmente nos seguintes temas: Saúde Mental do Trabalhador, Trabalho Infantil e Cooperativas Populares.

    Contato: acaciaventura@yahoo.com.br

    Fonte: CNPQ – Curriculo Lattes

Referências

DIONÍSIA, Jociele Lousano, VENTURA, Acácia de Fátima. Exergame: interação entre games e crianças portadoras de paralisia cerebral. Revista Tecnológica da Fatec Americana, Americana. v.3, n.2, p.39-57, set.2015/mar.2016. Disponível em: http://www.fatec.edu.br/revista_ojs/index.php/RTecFatecAM/article/view/53/62. Acesso em 23 de maio de 2016.

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Publicado

2016-05-13

Como Citar

DIONÍSIA, Jociele Lousano; VENTURA, Acácia de Fátima. Exergame: interação entre games e crianças portadoras de paralisía cerebral. Revista Tecnológica da Fatec de Americana, [S. l.], v. 3, n. 2, p. 19p., 2016. Disponível em: https://fatec.edu.br/revista/index.php/RTecFatecAM/article/view/53. Acesso em: 23 dez. 2024.