Estudo sobre condições de trabalho para a inovação no setor de serviços intensivos em conhecimento (SIC) e tecnologia da informação e comunicação (TIC): análise da gestão do trabalho na criação de conhecimento e estímulo ao aprendizado

Autores

  • Thaís Galdino Faculdade de Tecnologia de Americana - Curso de Tecnologia em Gestão Empresarial
  • Carlos Henrique Menezes Garcia Faculdade de Tecnologia de Americana - Curso de Tecnologia em Gestão Empresarial

Resumo

A criação e posse da inovação, conhecimento e aprendizado têm sido considerado no contexto econômico vigente de forte caráter competitivo, como elementos de relevância para a sobrevivência das empresas. Neste cenário os Serviços Intensivos em Conhecimento (SIC) em Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) tem galgado papel de destaque como produtoras e difusoras de tecnologias para a criação inovativa e melhoria contínua das demais atividades dos setores econômicos. Este fato deve-se ao seu forte caráter intensivo na criação de conhecimento e estímulo ao aprendizado interativo, que são elencados como elementos base para a desenvoltura dos chamados sistemas nacionais de inovação, e das economias baseadas no conhecimento e inovação. Diante deste acontecimento econômico-tecnológico, o presente trabalho foi desenvolvido com o objetivo de identificar do uso das técnicas de gestão do trabalho e o seu potencial facilitador no desenvolvimento da gestão do conhecimento e aprendizado nos SIC em TIC. Sendo assim, o presente trabalho aborda fundamentos teóricos sobre inovação, conhecimento, aprendizado, gestão do conhecimento e as especificidades das atividades de SIC em TIC; e através da utilização da pesquisa empírica com profissionais deste ramo de atividades para constatação do potencial facilitador da gestão do trabalho na gestão do conhecimento e estimulo ao aprendizado interativo.

Palavras-chave: Aprendizado; Gestão do conhecimento; Gestão do trabalho; Inovação; SIC em TIC. 

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Biografia do Autor

  • Thaís Galdino, Faculdade de Tecnologia de Americana - Curso de Tecnologia em Gestão Empresarial

    Thais Galdino

    Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração de Empresas

    Contato: thais-gal@hotmail.com

    Fonte: CNPQ – Curriculo Lates

  • Carlos Henrique Menezes Garcia, Faculdade de Tecnologia de Americana - Curso de Tecnologia em Gestão Empresarial

    Prof. Dr. Carlos Henrique Menezes Garcia

    Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), especialização em Economia do Trabalho e Sindicalismo e doutorado direto em Economia Aplicada (área de concentração em Economia Social e do Trabalho) pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Atualmente é professor associado da Faculdade de Tecnologia do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza. É pesquisador colaborador do Instituto de Economia da UNICAMP, tendo desenvolvido pesquisas nas áreas de mercado e relações de trabalho, qualificação profissional e políticas sociais. Tem experiência nas áreas de Economia Social e do Trabalho.

    Contato: cahenrique13@yahoo.com.br

    Fonte: CNPQ – Curriculo Lattes

Referências

GALDINO, Thaís, GARCIA, Carlos Henrique Menezes. Estudo sobre condições de trabalho para a inovação no setor de serviços intensivos em conhecimento (SIC) e tecnologia da informação e comunicação (TIC): análise da gestão do trabalho na criação de conhecimento e estímulo ao aprendizado. Revista Tecnológica da Fatec Americana, Americana. v.3, n.2, p.11-38, set.2015/mar.2016. Disponível em: http://www.fatec.edu.br/revista_ojs/index.php/RTecFatecAM/article/view/52/61. Acesso em 23 de maio de 2016.

Publicado

2016-05-13

Como Citar

GALDINO, Thaís; MENEZES GARCIA, Carlos Henrique. Estudo sobre condições de trabalho para a inovação no setor de serviços intensivos em conhecimento (SIC) e tecnologia da informação e comunicação (TIC): análise da gestão do trabalho na criação de conhecimento e estímulo ao aprendizado. Revista Tecnológica da Fatec de Americana, [S. l.], v. 3, n. 2, p. 28p., 2016. Disponível em: https://fatec.edu.br/revista/index.php/RTecFatecAM/article/view/52. Acesso em: 23 dez. 2024.