Estudo sobre condições de trabalho para a inovação no setor de serviços intensivos em conhecimento (SIC) e tecnologia da informação e comunicação (TIC): análise da gestão do trabalho na criação de conhecimento e estímulo ao aprendizado
Resumo
A criação e posse da inovação, conhecimento e aprendizado têm sido considerado no contexto econômico vigente de forte caráter competitivo, como elementos de relevância para a sobrevivência das empresas. Neste cenário os Serviços Intensivos em Conhecimento (SIC) em Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) tem galgado papel de destaque como produtoras e difusoras de tecnologias para a criação inovativa e melhoria contínua das demais atividades dos setores econômicos. Este fato deve-se ao seu forte caráter intensivo na criação de conhecimento e estímulo ao aprendizado interativo, que são elencados como elementos base para a desenvoltura dos chamados sistemas nacionais de inovação, e das economias baseadas no conhecimento e inovação. Diante deste acontecimento econômico-tecnológico, o presente trabalho foi desenvolvido com o objetivo de identificar do uso das técnicas de gestão do trabalho e o seu potencial facilitador no desenvolvimento da gestão do conhecimento e aprendizado nos SIC em TIC. Sendo assim, o presente trabalho aborda fundamentos teóricos sobre inovação, conhecimento, aprendizado, gestão do conhecimento e as especificidades das atividades de SIC em TIC; e através da utilização da pesquisa empírica com profissionais deste ramo de atividades para constatação do potencial facilitador da gestão do trabalho na gestão do conhecimento e estimulo ao aprendizado interativo.
Palavras-chave: Aprendizado; Gestão do conhecimento; Gestão do trabalho; Inovação; SIC em TIC.
Referências
GALDINO, Thaís, GARCIA, Carlos Henrique Menezes. Estudo sobre condições de trabalho para a inovação no setor de serviços intensivos em conhecimento (SIC) e tecnologia da informação e comunicação (TIC): análise da gestão do trabalho na criação de conhecimento e estímulo ao aprendizado. Revista Tecnológica da Fatec Americana, Americana. v.3, n.2, p.11-38, set.2015/mar.2016. Disponível em: http://www.fatec.edu.br/revista_ojs/index.php/RTecFatecAM/article/view/52/61. Acesso em 23 de maio de 2016.
Publicado
Edição
Seção
Licença
A “Revista Tecnológica da Fatec de Americana” é uma publicação semestral digital de responsabilidade da “Faculdade de Tecnologia de Americana”, “Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza”, com a publicação de trabalhos de caráter interdisciplinar realizados pelas comunidades discente, docente e pesquisadores internos e bem como por pesquisadores externos.
The “Revista Tecnológica da Fatec Americana” is a biannual digital publication, under “Faculdade de Tecnologia de Americana” responsability, from “Centro Estadual de Educação
Tecnológica Paula Souza”, which encompasses interdisciplinary papers submitted by students, professors and researches of the community as well as external researches.
La “Revista Tecnológica da Fatec Americana” es una publicación digital semestral de responsabilidad de esa “Faculdade de Tecnologia de Americana”, “Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza”, cuyo objetivo es publicar trabajos de carácter interdisciplinario realizados tanto por el profesorado, por el alunnado e investigadores internos, como por investigadores externos.
É permitido a reprodução parcial desde que citado a fonte.
Partial reproduction is permitted if the source is cited.
Su reproducción parcial está permitida siempre e cuando se mencione la fuente.
Políticas editoriais: Leia em www.fatec.edu.br/revista/politicas
Editorial Politics: Read in www.fatec.edu.br/revista/politicas
Sítio: www.fatec.edu.br/revista
Site: www.fatec.edu.br/revista