O estudo do neuromarketing como ferramenta de percepção da reação dos consumidores

Autores

  • Henderson Dionízio Sousa Faculdade de Tecnologia de Americana - Curso de Tecnologia em Gestão Empresarial
  • Cristine do Carmo Schmidt Bueno de Moraes Faculdade de Tecnologia de Americana - Curso de Tecnologia em Gestão Empresarial

Resumo

O presente estudo tem como objetivo dar uma visão, com base na bibliografia vigente, do neuromarketing, quando este é utilizado para mapear reações emocionais quando os pesquisados são expostos adeterminada ação de marketing. Serão abordados seu significado, origem e também as ferramentas que lhe dão suporte. O debate ético suscitado também será explanado, uma vez que a abordagem se dá com sereshumanos. Além disso, este trabalho contará com estudos de caso de empresas que utilizaram essa técnica e também organizações sem fins lucrativos que dela se aproveitaram para aperfeiçoar suas técnicas depropaganda. A evolução do comportamento do consumidor também será retratada, para dar uma visão da necessidade do tema deste artigo.Palavras-chave: Marketing ; Neuromarketing ; Neuroética ; Comportamento do consumidor

Biografia do Autor

Cristine do Carmo Schmidt Bueno de Moraes, Faculdade de Tecnologia de Americana - Curso de Tecnologia em Gestão Empresarial

Prof. Me. Cristine do Carmo Schmidt Bueno de MoraesPossui graduação em Administração de Empresas (1997), MBA em Marketing pela ESPM e mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Metodista de Piracicaba (2006). Possui atuação profissional de 20 anos, consolidada em planejamento estratégico de mercado, gerenciamento de projetos, reengenharia de processos, gestão de marketing e desenvolvimento de produtos, comunicação institucional corporativa e formação e gestão de equipes. Atualmente atua como docente na Escola de Engenharia de Piracicaba ( EEP), nas FATEC Americana e Piracicaba e na IESP-Faculdades CBTA de Rio Claro. Possui experiência acadêmica desde 2003 nas seguintes disciplinas: Desenvolvimento de Negócios, Criatividade e Empreendedorismo, Gestão e Planejamento de Marketing, Gestão de Pessoas, Administração Industrial, Canais de Marketing e Logística, Elementos de Custos no Processo Logístico, Gestão Financeira, Análise de Demonstrações Financeiras, Métodos e Técnicas de Pesquisa, Planejamento Estratégico - Gestão e Estratégias de Marketing, e Gestão de Projetos. Experiência na coordenação de estágios e trabalho de conclusão de curso, participação em comissão de eventos e NDE ( núcleo docente estruturante) coordenação do projeto de marketing institucional Possui atuação como consultora na área de marketing e desenvolvimento de produtos, na coordenação de treinamentos profissionais incompany, ministrante em cursos técnicos (ABC) e de pós-graduação, além de atuação como conferencista em workshops profissionais e universitários.Contato: cristine.moraes@hotmail.comFonte: CNPQ – Curriculo Lates

Referências

SOUSA, Henderson Dionízio. MORAES, Cristine do Carmo Schmidt Bueno de. O estudo do neuromarketing como ferramenta de percepção da reação dos consumidores. Revista Tecnológica da Fatec Americana, Americana. v.3, n.1, p.118-144, mar./2015. Disponível em: http://www.fatec.edu.br/revista_ojs/index.php/RTecFatecAM/article/view/44/53. Acesso em 20 de maio de 2016.

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Publicado

2016-05-13