Aceleração de algorítmos de detecção de colisão para jogos digitais tridimensionais

Autores

  • Henrique Lorenzi Faculdade de Tecnologia de Americana - Curso de Tecnologia em Jogos Digitais
  • Vitor Brandi Junior Faculdade de Tecnologia de Americana - Curso de Tecnologia em Jogos Digitais

Resumo

Detecção de colisão é um aspecto importante para jogos digitais, mas nem sempre é prático utilizar as técnicas em suas formas primitivas: cenas com muitos objetos ou cenários complexos podem tornar a detecção de colisão inviável para jogos em tempo real, porque ela tomaria muito tempo computacional. Este artigo aborda uma estrutura de dados que acelera os algorítmos de detecção de colisão, para torná-los adequados, também, a tais situações problemáticas. Foi feita a descrição de um algoritmo de detecção de colisão – especificamente, a detecção de raio contra triângulos –, uma descrição da estrutura de aceleração utilizada – chamada octree –, e uma comparação entre a performance do algoritmo primitivo e do acelerado em vários casos-teste. Os resultados mostram que essa técnica é eficaz para cenários complexos, pois o tempo computacional foi reduzido consideravelmente e que sua utilização permite o desenvolvimento de jogos mais elaborados e engajantes.

Palavras-chave: Jogos digitais ; Detecção de colisão ; Otimização

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Biografia do Autor

  • Henrique Lorenzi, Faculdade de Tecnologia de Americana - Curso de Tecnologia em Jogos Digitais

    Henrique Lorenzi

    Cursando Tecnologia em Jogos Digitais na FATEC Americana (previsão de conclusão para junho de 2015). Atua na área de Programação e Engenharia de Software, trabalhando com as Linguagens C, C++, C#, Objective-C, Verilog, Java, HTML, CSS e Javascript. Desde 2013 é sócio da empresa POCKET TRAP Games e Desenvolvimento Ltda., onde já desenvolveu os jogos Ninjin, Lub & Dub, Hell Broker e Indie Speed Run. Atualmente está trabalhando em novos jogos para PC, iOS, Android, Playstation e XBox.

    Contato: hlorenzi12@hotmail.com

    Fonte: CNPQ – Curriculo Lattes

  • Vitor Brandi Junior, Faculdade de Tecnologia de Americana - Curso de Tecnologia em Jogos Digitais

    Prof. Vitor Brandi Junior

    Graduado em Tecnologia em Processamento de Dados pela Universidade Metodista de Piracicaba (1989) e mestre em Gerenciamento de Sistemas de Informação pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1997). Atualmente é professor do Instituto Federal de São Paulo - Campus Capivari, onde também responde pela coordenação do curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Engenharia de Software, atuando principalmente nos seguintes temas: Algorítmos e Estruturas de Dados, Banco de Dados Orientação a Objetos, Java e Metodologias para Desenvolvimento de Sistemas.

    Contato:  vitor.brandi@gmail.com

    Fonte: CNPQ – Curriculo Lattes

Referências

LORENZI, Henrique, BRANDI JUNIOR, Vitor. Aceleração de algorítmos de detecção de colisão para jogos digitais tridimensionais. Revista Tecnológica da Fatec Americana, Americana. v.3, n.1, p-1-14, mar./2015. Disponível em: http://www.fatec.edu.br/revista_ojs/index.php/RTecFatecAM/article/view/37/46. Acesso em 20 de maio de 2016.

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Publicado

2016-05-13

Como Citar

LORENZI, Henrique; BRANDI JUNIOR, Vitor. Aceleração de algorítmos de detecção de colisão para jogos digitais tridimensionais. Revista Tecnológica da Fatec de Americana, [S. l.], v. 3, n. 1, p. 14p., 2016. Disponível em: https://fatec.edu.br/revista/index.php/RTecFatecAM/article/view/37. Acesso em: 22 dez. 2024.