Análise do contributo do corredor do Lobito de Angola para a integração e cooperação regional na SADC.
DOI:
https://doi.org/10.47283/244670492022100235Resumo
O presente estudo incide principalmente sobre a África Austral, com especial interesse no espaço SADC (Southern African Development Community), observando o caso particular de Angola e a sua participação na valorização do corredor do Lobito. Assim sendo, o corredor do Lobito, nomeadamente os Caminhos-de-Ferro de Benguela e o Porto do Lobito, são o foco central deste estudo, por constituir um factor estratégico de cooperação e integração regional, observando sempre as várias externalidades possíveis ao longo do mesmo. Com efeito, a presente abordagem visa fundamentalmente a envolvente histórica, social, geoestratégica e geoeconómica, de forma a se aferir os principais impactos subjacentes ao seu contributo em benefício da cooperação e integração regional, através de uma revisão bibliográfica e documental, adoptando uma abordagem qualitativa, mediante um processo dedutivo. Em suma, o corredor do Lobito apresenta-se como um importante corredor quer para o desenvolvimento interno de Angola, ao longo das províncias que atravessa e toda a zona de influência, cerca de 26% da população angolana, tanto para os países vizinhos e para as organizações regionais sob a sua zona de influência. A estrutura do Caminho-de-ferro de Benguela materializa um canal sólido para o desenvolvimento da logística regional. Portanto, as organizações como a SADC, COMESA, EAC e mesmo a própria UA devem ter sempre como referência este corredor.
PALAVRAS-CHAVE: Corredor do Lobito, Logística regional, integração.
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