Uma análise de relação entre o Balanced Scorecard e estratégias emergentes

Autores

  • Filemom Santos Andrade Faculdade de Tecnologia da Americana - Curso de Tecnologia em Gestão Empresarial
  • Carlos Augusto Amaral Moreira Faculdade de Tecnologia da Americana - Curso de Tecnologia em Gestão Empresarial

Resumo

Este artigo consiste em analisar o Balanced Scorecard (BSC) em relação às estratégias emergentes. A atenção, principalmente no campo da administração, que atualmente se tem dado ao BSC e o fato de as estratégias emergentes estarem em ascensão no mundo dos negócios são pontos importantes para estimular uma discussão na intersecção entre eles – BSC e estratégias emergentes. Sendo assim, é feita uma
abordagem dentro da perspectiva estratégica, que enfatiza a complexidade existente e culmina nas estratégias emergentes, e, posteriormente, inicia-se uma abordagem exclusiva à apresentação do Balanced Scorecard. Logo após, essas prospecções são entrelaçadas e, através de uma entrevista realizada, uma análise mais detalhada é proposta juntamente com a utilização de diversos conceitos que são trabalhados no cruzamento entre essas perspectivas. Como resultado do trabalho, pode-se dizer que o BSC pode inspirar o aprendizado estratégico, embora não esteja relacionado às estratégias emergentes, e seu grau de importância para a gestão estratégica está bastante interligado à mentalidade daqueles que compõem a liderança organizacional.
Palavras-chave: Balanced Scorecard ; Estratégias emergentes ; Gestão estratégica ; Aprendizado ; Alinhamento.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Carlos Augusto Amaral Moreira, Faculdade de Tecnologia da Americana - Curso de Tecnologia em Gestão Empresarial

    Prof. Dr. Carlos Augusto Amaral Moreira

    Possui graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual de Campinas (1990), mestrado em Administração de Empresas pela Fundação Getulio Vargas - SP (1997) e doutorado em Administração de Empresas pela Fundação Getulio Vargas - SP (2005). Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Teoria Organizacional, Estratégia e Recursos Humanos, atuando principalmente
    nos seguintes temas: cultura organizacional, economia de comunhão, cultura brasileira, mudança cultural e ética.

    Contato: guana@uol.com.br

    Fonte: CNPQ – Curriculo Lattes

Referências

ANDRADE, Filemon Santos, MOREIRA, Carlos Augusto Amaral. Uma análise de relação entre o Balanced Scorecard e estratégias emergentes. Revista Tecnológica da Fatec Americana, Americana. v.2, n.2, p.71-78. set.2014/mar.2015. Disponível em: http://www.fatec.edu.br/revista_ojs/index.php/RTecFatecAM/article/view/31/39. Acesso em 20 de maio de 2016.

Downloads

Publicado

2016-05-12

Como Citar

ANDRADE, Filemom Santos; MOREIRA, Carlos Augusto Amaral. Uma análise de relação entre o Balanced Scorecard e estratégias emergentes. Revista Tecnológica da Fatec de Americana, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 8p., 2016. Disponível em: https://fatec.edu.br/revista/index.php/RTecFatecAM/article/view/31. Acesso em: 22 jan. 2025.