Jogos de realidade alternativa para a educação

Autores/as

  • Ana Carolina Barros Cordeiro Faculdade de Tecnologia de Americana - Curso de Tecnologia em Jogos Digitais
  • Maria Elizete Luz Saés Faculdade de Tecnologia de Americana - Curso de Tecnologia em Jogos Digitais

Resumen

As mudanças que ocorrem na sociedade, decorrentes dos avanços tecnológicos, têm causado uma profunda transformação nas relações interpessoais e nas diferentes áreas do saber, inclusive nas que permeiam a educação. Utilizando-se deste cenário, o presente trabalho tem como objetivo focalizar o uso de tecnologias de comunicação e informação nos processos educacionais e, em especial, a utilização de elementos lúdicos presentes em Jogos de Realidade Alternativa (ARGs). Para o desenvolvimento do trabalho, foi realizada uma pesquisa bibliográfica a respeito do universo lúdico dos ARGs e levantados exemplos teóricos e práticos sobre metodologias de ensino baseadas em jogos digitais. A partir dos pressupostos teóricos evidenciados e dos exemplos nos quais o trabalho se embasa, será possível observar que a atuação dos educadores que utilizam mecânicas de jogos para a aprendizagem pode beneficiar todos os envolvidos no processo; para tanto, alguns paradigmas da educação precisam ser questionados, para que novas posturas de trabalho e aprendizagem colaborativa possam ser adotadas.

Biografía del autor/a

Maria Elizete Luz Saés, Faculdade de Tecnologia de Americana - Curso de Tecnologia em Jogos Digitais

Profa. Me. Maria Elizete Luz SaésPossui graduação em Letras Português Inglês pela Universidade Metodista de Piracicaba (1976) e Mestrado em Tecnologia pelo Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (2010). Atualmente é pesquisadora e professora titular do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Línguas Estrangeiras Modernas, atuando principalmente nos seguintes temas: interdisciplinaridade, internet, cidadania, socialização de conhecimentos e novas tecnologias.Contato: elizeteluz@gmail.comFonte: CNPQ – Currículo Lattes

Citas

CORDEIRO, Ana Carolina Barros, SAÉS, Maria Elizete Luz. Jogos de realidade alternativa para a educação. Revista Tecnológica da Fatec Americana, Americana, v.1, n.1 p.1-14, set.2013/mar.2014. Disponível em: http://fatec.edu.br/revista_ojs/index.php/RTecFatecAM/article/view/3. Acesso em 20 de maio de 2016.

Publicado

2016-05-09