Jogos de realidade alternativa para a educação

Autores

  • Ana Carolina Barros Cordeiro Faculdade de Tecnologia de Americana - Curso de Tecnologia em Jogos Digitais
  • Maria Elizete Luz Saés Faculdade de Tecnologia de Americana - Curso de Tecnologia em Jogos Digitais

Resumo

As mudanças que ocorrem na sociedade, decorrentes dos avanços tecnológicos, têm causado uma profunda transformação nas relações interpessoais e nas diferentes áreas do saber, inclusive nas que permeiam a educação. Utilizando-se deste cenário, o presente trabalho tem como objetivo focalizar o uso de tecnologias de comunicação e informação nos processos educacionais e, em especial, a utilização de elementos lúdicos presentes em Jogos de Realidade Alternativa (ARGs). Para o desenvolvimento do trabalho, foi realizada uma pesquisa bibliográfica a respeito do universo lúdico dos ARGs e levantados exemplos teóricos e práticos sobre metodologias de ensino baseadas em jogos digitais. A partir dos pressupostos teóricos evidenciados e dos exemplos nos quais o trabalho se embasa, será possível observar que a atuação dos educadores que utilizam mecânicas de jogos para a aprendizagem pode beneficiar todos os envolvidos no processo; para tanto, alguns paradigmas da educação precisam ser questionados, para que novas posturas de trabalho e aprendizagem colaborativa possam ser adotadas.

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Biografia do Autor

  • Maria Elizete Luz Saés, Faculdade de Tecnologia de Americana - Curso de Tecnologia em Jogos Digitais

    Profa. Me. Maria Elizete Luz Saés

    Possui graduação em Letras Português Inglês pela Universidade Metodista de Piracicaba (1976) e Mestrado em Tecnologia pelo Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (2010). Atualmente é pesquisadora e professora titular do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Línguas Estrangeiras Modernas, atuando principalmente nos seguintes temas: interdisciplinaridade, internet, cidadania, socialização de conhecimentos e novas tecnologias.

    Contato: elizeteluz@gmail.com

    Fonte: CNPQ – Currículo Lattes

Referências

CORDEIRO, Ana Carolina Barros, SAÉS, Maria Elizete Luz. Jogos de realidade alternativa para a educação. Revista Tecnológica da Fatec Americana, Americana, v.1, n.1 p.1-14, set.2013/mar.2014. Disponível em: http://fatec.edu.br/revista_ojs/index.php/RTecFatecAM/article/view/3. Acesso em 20 de maio de 2016.

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Publicado

2016-05-09

Como Citar

CORDEIRO, Ana Carolina Barros; SAÉS, Maria Elizete Luz. Jogos de realidade alternativa para a educação. Revista Tecnológica da Fatec de Americana, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 14p., 2016. Disponível em: https://fatec.edu.br/revista/index.php/RTecFatecAM/article/view/3. Acesso em: 22 dez. 2024.