Fortalezas e fragilidades no uso da Inteligência Artificial na Cibersegurança
DOI:
https://doi.org/10.47283/244670492021090225Resumo
Este artigo desenvolve uma análise do uso da Inteligência artificial na cibersegurança e tenta explorar suas fragilidades, e como ela pode ser usada para ciberataques.
A Inteligência Artificial iniciou na década de 50 e ao longo dos anos vários pesquisadores contribuíram para o seu aprimoramento, técnicas como a Rede Neural proposta pelo neuropsicólogo McCulloch e o lógico Pitts , a criação de sistemas especialistas tiveram relevância em sua construção, hoje a Inteligência artificial está super avançada e abrange uma variedade de subcampos , entre as áreas que mais se beneficiaram do seu uso está a Cibersegurança aonde ela é aplicada na detecção de fraudes, investigação forense , ataques de negação (DDoS), detecção de vírus entre outros. Devido a sua capacidade de reutilizar padrões de ameaças ela pode reduzir tempo e custos.
Essa capacidade tecnológica que a Inteligência Artificial traz também pode ser usada para Ciberataques , o Trojan Emotet é um exemplo de um protótipo de ataque desse tipo.
Em 2017 o ataque do WannaCry que atingiu 150 países, nos deu uma amostra do que um ataque cibernético em grande escala pode promover.
Por isso que especialistas temem o uso da Inteligência Artificial adversária, que tornou os ataques cada vez mais sofisticados e imprevisíveis.
A inteligência artificial continuará impactando o cenário de segurança tecnológica e há muitos mais ganhos do que perda com o seu uso, e sem ela na cibersegurança não será possível inibir ataques de cibercriminosos.
Palavras Chaves: Inteligência Artificial, cibersegurança , Ciberataque
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A “Revista Tecnológica da Fatec de Americana” é uma publicação semestral digital de responsabilidade da “Faculdade de Tecnologia de Americana”, “Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza”, com a publicação de trabalhos de caráter interdisciplinar realizados pelas comunidades discente, docente e pesquisadores internos e bem como por pesquisadores externos.
The “Revista Tecnológica da Fatec Americana” is a biannual digital publication, under “Faculdade de Tecnologia de Americana” responsability, from “Centro Estadual de Educação
Tecnológica Paula Souza”, which encompasses interdisciplinary papers submitted by students, professors and researches of the community as well as external researches.
La “Revista Tecnológica da Fatec Americana” es una publicación digital semestral de responsabilidad de esa “Faculdade de Tecnologia de Americana”, “Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza”, cuyo objetivo es publicar trabajos de carácter interdisciplinario realizados tanto por el profesorado, por el alunnado e investigadores internos, como por investigadores externos.
É permitido a reprodução parcial desde que citado a fonte.
Partial reproduction is permitted if the source is cited.
Su reproducción parcial está permitida siempre e cuando se mencione la fuente.
Políticas editoriais: Leia em www.fatec.edu.br/revista/politicas
Editorial Politics: Read in www.fatec.edu.br/revista/politicas
Sítio: www.fatec.edu.br/revista
Site: www.fatec.edu.br/revista