O marketing digital nas redes sociais e seus impactos em pequenas empresas
Resumo
O marketing digital nas redes sociais tem atraído a atenção de muitos empreendedores, sobretudo daqueles iniciantes, inexperientes ou de pequenas empresas, já que elas se mostram como meios de divulgação e comunicação mais acessíveis, dinâmicos, abrangentes e de baixo custo. Porém, um problema que surge nesse cenário é saber como, na prática, o marketing digital tem sido desenvolvido por esses empreendedores, muitas vezes sem formação na área, mas ávidos pela visibilidade das mídias menos tradicionais. O objetivo deste artigo é aprofundar a discussão a respeito dos impactos que o marketing nas redes sociais pode causar em pequenas empresas, seja da perspectiva da construção da marca, da interatividade com seus clientes e da lucratividade. A pesquisa é de natureza exploratória, com abordagem qualitativa, que inclui análise indutiva, revisão bibliográfica e dois estudos de caso realizados em pequenas empresas localizadas nas cidades de Guarujá e Guaratinguetá (SP). Os resultados da pesquisa indicam que a estratégia de investimento em marketing digital através das principais redes sociais é, em ambos os casos, extremamente eficiente, viável e com poucos aspectos negativos.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A “Revista Tecnológica da Fatec de Americana” é uma publicação semestral digital de responsabilidade da “Faculdade de Tecnologia de Americana”, “Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza”, com a publicação de trabalhos de caráter interdisciplinar realizados pelas comunidades discente, docente e pesquisadores internos e bem como por pesquisadores externos.
The “Revista Tecnológica da Fatec Americana” is a biannual digital publication, under “Faculdade de Tecnologia de Americana” responsability, from “Centro Estadual de Educação
Tecnológica Paula Souza”, which encompasses interdisciplinary papers submitted by students, professors and researches of the community as well as external researches.
La “Revista Tecnológica da Fatec Americana” es una publicación digital semestral de responsabilidad de esa “Faculdade de Tecnologia de Americana”, “Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza”, cuyo objetivo es publicar trabajos de carácter interdisciplinario realizados tanto por el profesorado, por el alunnado e investigadores internos, como por investigadores externos.
É permitido a reprodução parcial desde que citado a fonte.
Partial reproduction is permitted if the source is cited.
Su reproducción parcial está permitida siempre e cuando se mencione la fuente.
Políticas editoriais: Leia em www.fatec.edu.br/revista/politicas
Editorial Politics: Read in www.fatec.edu.br/revista/politicas
Sítio: www.fatec.edu.br/revista
Site: www.fatec.edu.br/revista