A indústria 4.0 e os desafios para a capacitação profissional

Autores

  • Daiane Daisa Budin
  • Aparecida Maria Zem Lopes

Resumo

A indústria 4.0 é marcada pela conexão de várias tecnologias no sistema produtivo que transformará a economia e a maneira de projetar, fabricar, entregar produtos e serviços. Algumas dessas tecnologias são: internet das coisas, big data, impressora 3D ou manufatura aditiva, computação em nuvem, entre outras. Os impactos dessas transformações tecnológicas têm sido sentidos no mercado de trabalho, nas organizações e em processos produtivos e operacionais. Nesse contexto, o objetivo geral desse estudo foi investigar os desafios da indústria 4.0 na capacitação profissional. Para isso, foi realizada uma pesquisa bibliográfica na Web sobre os conceitos envolvidos na pesquisa para identificar quais são as tecnologias da indústria 4.0, e aplicado um questionário entre os alunos da Fatec Jahu para verificar se os profissionais buscam se capacitar para o uso das referidas tecnologias e sensibilizá-los sobre a importância da capacitação e treinamento nos tempos atuais. Os resultados da pesquisa mostraram que 77,8% dos respondentes não se sentem capacitados para atuar no mercado de trabalho. No entanto, mais que a metade dos respondentes (61,6%) tem interesse em se capacitarem para tal. Para isso é fundamental que os alunos conheçam instituições de ensino que possa oferecer tais capacitações e somente 22,2% dos respondentes têm conhecimento de onde podem buscar se capacitarem. Além disso, constatou-se que a maior parte dos alunos da Fatec Jahu não se sentem capacitados para a indústria 4.0, embora tenham interesse em se preparar para essa nova era digital.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2020-01-28

Como Citar

DAISA BUDIN, Daiane; ZEM LOPES, Aparecida Maria. A indústria 4.0 e os desafios para a capacitação profissional. Revista Tecnológica da Fatec de Americana, [S. l.], v. 7, n. 02, p. 88–97, 2020. Disponível em: https://fatec.edu.br/revista/index.php/RTecFatecAM/article/view/229. Acesso em: 21 dez. 2024.