AVALIAÇÃO DA CAPACIDADE INOVADORA NO EMPREGO DE BIOTECNOLOGIAS NA INDÚSTRIA TÊXTIL BRASILEIRA
Resumo
A indústria têxtil buscou inovar em seus produtos e processos, como o uso da biotecnologia, entre eles, tratamento enzimático, tratamento biológico e outros tratamentos (por exemplo, "jateamento biológico"), com ênfase em tratamentos enzimáticos com amilases, celulases, catalase, peroxidases e pectinases. Essa inovação tecnológica permitiu o desenvolvimento de processos mais ambientalmente corretos em condições agradáveis, como pH neutro, temperaturas mais baixas, menor consumo de água e energia e produtos químicos. A biotecnologia na indústria têxtil excede a substituição de produtos químicos por enzimas nos processos tradicionais, podendo desenvolver novos processos e produtos gerando novas propriedades para as fibras têxteis. Para avaliar a capacidade inovadora das tecnologias envolvidas nesse cenário, foram utilizados os dados dos documentos de patentes extraídos da base do INPI-BR, juntamente com os dados referentes à Pintec (pesquisa de inovação) - uma pesquisa realizada a cada três anos, abrangendo os setores de indústria, serviços, eletricidade e gás - realizados no Brasil, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os documentos de patentes extraídos foram selecionados 39 documentos, sendo 38 relacionados à biotecnologia na indústria têxtil depositados até 2013, sendo 24 em tratamento enzimático, 4 em tratamento biológico e 10 em outros tratamentos. Os dados referentes à Pintec nos apontam no setor de biotecnologia têxtil 18 empresas brasileiras, 13 das quais denominadas inovadoras. Como não foi encontrado nenhum documento de patente de uma empresa brasileira, a avaliação realizada em conjunto com a Pintec nos mostra como o setor têxtil brasileiro é visto em um processo inovador que demonstra que a indústria têxtil está evoluindo.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A “Revista Tecnológica da Fatec de Americana” é uma publicação semestral digital de responsabilidade da “Faculdade de Tecnologia de Americana”, “Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza”, com a publicação de trabalhos de caráter interdisciplinar realizados pelas comunidades discente, docente e pesquisadores internos e bem como por pesquisadores externos.
The “Revista Tecnológica da Fatec Americana” is a biannual digital publication, under “Faculdade de Tecnologia de Americana” responsability, from “Centro Estadual de Educação
Tecnológica Paula Souza”, which encompasses interdisciplinary papers submitted by students, professors and researches of the community as well as external researches.
La “Revista Tecnológica da Fatec Americana” es una publicación digital semestral de responsabilidad de esa “Faculdade de Tecnologia de Americana”, “Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza”, cuyo objetivo es publicar trabajos de carácter interdisciplinario realizados tanto por el profesorado, por el alunnado e investigadores internos, como por investigadores externos.
É permitido a reprodução parcial desde que citado a fonte.
Partial reproduction is permitted if the source is cited.
Su reproducción parcial está permitida siempre e cuando se mencione la fuente.
Políticas editoriais: Leia em www.fatec.edu.br/revista/politicas
Editorial Politics: Read in www.fatec.edu.br/revista/politicas
Sítio: www.fatec.edu.br/revista
Site: www.fatec.edu.br/revista