REPRESENTAÇÕES DO MITO DE TIRADENTES NO FILME HISTÓRICO BRASILEIRO

Autores

  • Benedito Aparecido Cruz FATEC - Americana

Resumo

Este artigo analisa o cinema de reconstituição histórica no Brasil em diferentes períodos da história recente do país, desde o período da ditadura militar (década de 1960) até o momento atual (década de 2010). É observado de que maneira o filme ficcional com temática histórica procurou construir uma memória coletiva sobre um determinado passado histórico e de como essa construção foi influenciada pelo momento histórico da produção do mesmo. Para esse fim, são analisados três filmes - Tiradentes, o Mártir da Independência (1976), de Geraldo Vietri, Tiradentes (1999), de Oswaldo Caldeira, e Joaquim (2017), de Marcelo Gomes que contam a história de Joaquim José da Silva Xavier.

Biografia do Autor

Benedito Aparecido Cruz, FATEC - Americana

Mesre em Multimeios pelo Instituto de Artes da UNICAMPProfessor da FATEC Americana nos cursos de Segurança da Informação e Jogos Digitais

Referências

ALVES, W. Tiradentes, O Mártir da Independência. Revista Zingu, n. 43, Março 2011.

AVELLAR, J. C. O Cegó às avessas: o cinema brasileiro nos últimos dez anos. Caravelle, p. 113-131, 1991.

BERNARDET, J. C. Cinema brasileiro: propostas para uma história. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.

BERNARDET, J.-C.; RAMOS, A. F. Cinema e História do Brasil. São Paulo: Editora Contexto, 1994.

CALDEIRA, O. Tiradentes: roteiro cinematográfico, comentários e fontes de pesquisa. Rio de Janeiro: Prefeitura Riofilme Secretaria Municipal de Cultura, 1999.

COSTA, P. Ladrões de Cinema. CIne Cachoeira - Revista de Cinema da UFRB, v. III, n. 6, 2013.

NAPOLITANO, M. A escrita fílmica da história e a monumentalização do passado: uma análise comparada de Amistad e Danton. In: CAPELATO, M. H., et al. História e Cinema. São Paulo: Alameda, 2007. p. 65-83.

RAMOS, A. F. Canibalismo dos Fracos - Cinema e História do Brasil. Bauru: EDUSC, 2002.

RODRIGUES, A. F. A Fortuna dos Inconfidentes – Caminhos e Descaminhos dos Bens de Conjurados Mineiros. Rio de Janeiro: Globo, 2010.

ROSSINI, M. D. S. Rebeldes nas Telas: Um olhar sobre os filmes de reconstituição histórica dos anos 90. Fenix - Revista de História e Estudos Culturais, v. 3, n. 1, Janeiro/Fevereiro/Março 2006.

SOMMER, D. Ficções de fundação: os romances nacionais da América Latina. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2004.

XAVIER, I. Brazilian cinema in the 1990s: the unexpected encounter and the resentful character. In: NAGIB, L. The New Brazilian Cinema. Londres: I.B. Tauris & Co Ltd, 2003. p. 39-64.

Downloads

Publicado

2018-01-23