O USO DA ROTEIRIZAÇÃO NA BUSCA PELA EFICIÊNCIA LOGÍSTICA NA DISTRIBUIÇÃO DE COMBUSTÍVEIS LÍQUIDOS

Autores

  • Carlos Aurélio Valeretto Universidade Metodista de Piracicaba

Resumo

A logística vem sendo utilizada como instrumento que possibilita o desenvolvimento de diferenciais competitivos, pois visa identificar as oportunidades de melhoria dos processos, bem como a redução dos custos das atividades que compõem a cadeia de valor e a maximização dos resultados.A Gestão da Cadeia de Suprimentos (Supply Chain Management – SCM) tem se expandido como um novo modelo gerencial no ambiente empresarial. Tendo em vista toda essa ascensão da SCM as empresas identificaram que as atividades logísticas tinham potencial gerador de vantagens em relação à concorrência. O objetivo principal deste trabalho visa identificar se a implantação da roteirização por uma empresa transportadora atuante na distribuição de combustíveis líquidos possibilitará o aumento da eficiência operacional e redução de custos.Este estudo demonstra as dificuldades encontradas por uma empresa transportadora atuante na região metropolitana de Campinas, quanto ao escoamento dos combustíveis líquidos por volume demandado e distância percorrida. Com a implantação do sistema de roteirização espera-se identificar oportunidades de melhoria para a distribuição, adequando a frota à necessidade de escoamento.Palavras-chave: Distribuição de Combustíveis; Roteirização; Eficiência logística.

Referências

AGNDAL, Henrik; NILSSON, Ulf . Supply chain decision-making supported by an open books policy. Int. J. Production Economics, Elsevier, v.116, p.154-167, 2008.

ANP. Disponível em: http://www.anp.gov.br . Acesso em: 16.09.2016.

BALLOU, R. H. Logística empresarial: transporte, administração de materiais e distribuição física. São Paulo: Atlas, 2009.

BOWERSOX, D. J.; CLOSS, D. J. Logística empresarial, o processo de integração da cadeia de suprimentos. São Paulo: Atlas, 2010.

CAMARGO JR., João B. de. Sistematização de projetos de implementação de outsourcing de processos logísticos. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-graduação em Administração de Empresas, Universidade Metodista de Piracicaba. Piracicaba, 2010.

CITTADIN, A.; ZILLI, G.; SORATTO, K. A. D. L. Proposta de reestruturação e gerenciamento logístico das atividades que compõem a cadeia de valor de uma empresa do segmento de transportador revendedor retalhista (TRR). Revista de Contabilidade do Mestrado em Ciências Contábeis da UERJ. Rio de Janeiro, v.15, n.3, p.2-18, set. /dez., 2010.

CUNHA, C. B. Aspectos práticos da aplicação de modelos de roteirização de veículos a problemas reais. Transportes, v.8, n.2, p.51-74. Rio de Janeiro, 2000.

IBP. Disponível em: http://www.ibp.org.br/ Acesso em: 16.09.2016.

LEAL JR., O transporte rodoviário de produtos perigosos e os seus impactos no meio ambiente. XII SIMPEP. Bauru, 6 a 08-11-2006.

LEME, Sueli Mançanares. Diretrizes metodológicas para elaboração e apresentação gráfica do trabalho final de conclusão para o Mestrado Profissional em Administração da UNIMEP. Piracicaba: UNIMEP, 2013.

LIEGGIO JR., M. Transporte rodoviário de produtos perigosos: proposta de metodologia para escolha de empresas de transporte com enfoque em gerenciamento de riscos. 2008. Dissertação (Mestrado em Transportes). Faculdade de Tecnologia da Universidade de Brasília. Brasília, 2008.

NOVAES, Antônio G. Logística e gerenciamento da cadeia de distribuição: estratégia, operação e avaliação. 10ª Reimpressão. Rio de Janeiro, 2007

OLIVEIRA, Djalma de Pinho Rebouças de. Planejamento estratégico: conceitos, metodologias e práticas. 16 ed. São Paulo: Atlas, 2006. 87 p.

PIRES, Sílvio R. I . Gestão da cadeia de suprimentos (Supply Chain Management): conceitos, estratégias, práticas e casos. 2 ed. São Paulo: Atlas, 2010.

SEADE. Disponível em: http://www.seade.gov.br/ Acesso em 16.09.2016

SECRETÁRIA DE ENERGIA DO ESTADO DE SÃO PAULO. Disponível em:

http://www.energia.sp.gov.br/ Acesso em 16.09.2016

SCHOENHERR, T. Outsourcing decisions in global supply chains: an exploratory multi- country survey. International Journal of Production Research, 2010.

TRANSPETRO, 2016. Informações gerais sobre a empresa. Disponível em:

http://www.transpetro.com.br. Acesso em: 15.09.2016

Downloads

Publicado

2017-09-08