MARKETING DE RELACIONAMENTO SOB A ÓTICA DO ALUNO: PESQUISA DE CAMPO EM UMA IES PÚBLICA NO INTERIOR DE SÃO PAULO

Autores

  • Cristine Carmo Schmidt Bueno de Moraes Faculdade de Tecnologia de Americana - Curso de Tecnologia em Gestão Empresarial

Resumo

A crescente competitividade no cenário educacional fez com que as instituições de ensino superior buscassem meios para atrair e manter os alunos de modo a sobreviverem no mercado. Esta pesquisa teve como objetivo verificar a relevância da utilização da ferramenta de marketing de relacionamento e quais respostas o estudo do comportamento do consumidor pode proporcionar a esta questão. Para tanto, inicialmente, a partir de uma pesquisa bibliográfica objetivou analisar como as atividades de marketing de relacionamento são desenvolvidas em especial, em uma instituição de ensino, localizada na cidade de Americana. Por meio da aplicação de uma pesquisa de campo com os alunos desta instituição do curso de gestão empresarial utilizou-se o questionário como instrumento de coleta de dados com o intuito de averiguar o motivo do aluno optou por esta faculdade, bem como opinião sobre os serviços prestados, como é percebido o relacionamento entre instituição/aluno, a fim de medir tendência de fidelização além de identificar os aspectos que poderiam dar suporte ao desenvolvimento de uma estratégia de marketing orientada ao relacionamento e a compreensão dos fatores que influenciam a decisão e escolha de uma faculdade pelos estudantes. Através de uma metodologia exploratória-descritiva foram pesquisados os alunos regularmente matriculados no curso de gestão empresarial escolhidos através de uma amostragem aleatória. Como resultado identificou-se os principais fatores que podem impactar na estratégia de relacionamento junto ao público-alvo da instituição, bem como que o principal motivo em ingressar em uma faculdade é a busca de crescimento na carreira profissional.

Palavras-chave: marketing de relacionamento; comportamento do consumidor; instituição de ensino superior (IES)

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Cristine Carmo Schmidt Bueno de Moraes, Faculdade de Tecnologia de Americana - Curso de Tecnologia em Gestão Empresarial

    Profa. Me. Cristine do Carmo Schmidt Bueno de Moraes

    Possui graduação em Administração de Empresas (1997), MBA em Marketing pela ESPM e mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Metodista de Piracicaba (2006). Possui experiência profissional de 20 anos nos setores de serviço e de perfumaria,  com atuação em planejamento estratégico e reengenharia de processos, gestão de marketing e de produtos, comunicação institucional corporativa. Atualmente atua como docente na Escola de Engenharia de Piracicaba (EEP) , nas FATEC Americana e Piracicaba  Possui atuação como consultora na área de marketing e desenvolvimento de produtos, na coordenação de treinamentos profissionais incompany, ministrante em cursos técnicos (ABC) e de pós-graduação, allém de atuação como conferencista em workshops profissionais e em universidades

    Contato: cristine.moraes@fatec.sp.gov.br

    Fonte: CNPQ – Curriculo Lates

Downloads

Publicado

2016-11-16

Como Citar

SCHMIDT BUENO DE MORAES, Cristine Carmo. MARKETING DE RELACIONAMENTO SOB A ÓTICA DO ALUNO: PESQUISA DE CAMPO EM UMA IES PÚBLICA NO INTERIOR DE SÃO PAULO. Revista Tecnológica da Fatec de Americana, [S. l.], v. 4, n. 2, p. 86–111, 2016. Disponível em: https://fatec.edu.br/revista/index.php/RTecFatecAM/article/view/116. Acesso em: 22 dez. 2024.