MARKETING DE RELACIONAMENTO SOB A ÓTICA DO ALUNO: PESQUISA DE CAMPO EM UMA IES PÚBLICA NO INTERIOR DE SÃO PAULO
Resumo
A crescente competitividade no cenário educacional fez com que as instituições de ensino superior buscassem meios para atrair e manter os alunos de modo a sobreviverem no mercado. Esta pesquisa teve como objetivo verificar a relevância da utilização da ferramenta de marketing de relacionamento e quais respostas o estudo do comportamento do consumidor pode proporcionar a esta questão. Para tanto, inicialmente, a partir de uma pesquisa bibliográfica objetivou analisar como as atividades de marketing de relacionamento são desenvolvidas em especial, em uma instituição de ensino, localizada na cidade de Americana. Por meio da aplicação de uma pesquisa de campo com os alunos desta instituição do curso de gestão empresarial utilizou-se o questionário como instrumento de coleta de dados com o intuito de averiguar o motivo do aluno optou por esta faculdade, bem como opinião sobre os serviços prestados, como é percebido o relacionamento entre instituição/aluno, a fim de medir tendência de fidelização além de identificar os aspectos que poderiam dar suporte ao desenvolvimento de uma estratégia de marketing orientada ao relacionamento e a compreensão dos fatores que influenciam a decisão e escolha de uma faculdade pelos estudantes. Através de uma metodologia exploratória-descritiva foram pesquisados os alunos regularmente matriculados no curso de gestão empresarial escolhidos através de uma amostragem aleatória. Como resultado identificou-se os principais fatores que podem impactar na estratégia de relacionamento junto ao público-alvo da instituição, bem como que o principal motivo em ingressar em uma faculdade é a busca de crescimento na carreira profissional.
Palavras-chave: marketing de relacionamento; comportamento do consumidor; instituição de ensino superior (IES)
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A “Revista Tecnológica da Fatec de Americana” é uma publicação semestral digital de responsabilidade da “Faculdade de Tecnologia de Americana”, “Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza”, com a publicação de trabalhos de caráter interdisciplinar realizados pelas comunidades discente, docente e pesquisadores internos e bem como por pesquisadores externos.
The “Revista Tecnológica da Fatec Americana” is a biannual digital publication, under “Faculdade de Tecnologia de Americana” responsability, from “Centro Estadual de Educação
Tecnológica Paula Souza”, which encompasses interdisciplinary papers submitted by students, professors and researches of the community as well as external researches.
La “Revista Tecnológica da Fatec Americana” es una publicación digital semestral de responsabilidad de esa “Faculdade de Tecnologia de Americana”, “Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza”, cuyo objetivo es publicar trabajos de carácter interdisciplinario realizados tanto por el profesorado, por el alunnado e investigadores internos, como por investigadores externos.
É permitido a reprodução parcial desde que citado a fonte.
Partial reproduction is permitted if the source is cited.
Su reproducción parcial está permitida siempre e cuando se mencione la fuente.
Políticas editoriais: Leia em www.fatec.edu.br/revista/politicas
Editorial Politics: Read in www.fatec.edu.br/revista/politicas
Sítio: www.fatec.edu.br/revista
Site: www.fatec.edu.br/revista