Elementos necessários para o desenvolvimento de uma política de segurança da informação para uma IES pública

Autores

  • Mariana Godoy Vazquez Faculdade de Tecnologia de Americana - Curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Resumo

Este artigo apresenta a construção de uma política de segurança de tecnologia de informaçao para uma IES pública, com todos os elementos necessários para o seu desenvolvimento, visando a implantação de uma cultura de segurança, contextualizada nos interesses e possibilidades de gestão pública. Como parte principal do desenvolvimento, são apresentadas as melhores práticas para a proteção e controle da informação, com a utilização de COBIT (Commom Objectives for Information and Related Technology), ITIL (Information Technology Infastructure Library) e a Norma NBR ISO/IEC 27002, interligadas. Considerou-se o ambiente físico e virtual institucional, assim como o organograma institucional para regimentar os controles de acessos.

 

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Biografia do Autor

  • Mariana Godoy Vazquez, Faculdade de Tecnologia de Americana - Curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas

    Profa. Dr. Mariana Godoy Vazquez

    Pós-Doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR - 2014). Doutorado (2009) e Mestrado (2004) em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Estadual Paulista (UNESP - 2001). Tem experiência nas áreas de Matemática, Engenharia e
    Computação, com ênfase em Matemática Aplicada à Engenharia e Simulação de Sistemas e Desempenho de Redes de Internet.

    Contato: vazquez.prof@gmail.com

    Fonte: CNPQ – Curriculo Lattes

Referências

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Publicado

2016-11-16

Como Citar

VAZQUEZ, Mariana Godoy. Elementos necessários para o desenvolvimento de uma política de segurança da informação para uma IES pública. Revista Tecnológica da Fatec de Americana, [S. l.], v. 4, n. 2, p. 112–125, 2016. Disponível em: https://fatec.edu.br/revista/index.php/RTecFatecAM/article/view/113. Acesso em: 22 dez. 2024.